Após o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reforçar a perspectiva de que o Brasil pode lançar em breve uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês), que seria o Real Digital, o assunto volta a ser discutido hoje (14) durante a programação da terceira edição do Payment View. O encontro, promovida pela Idea D, empresa de comunicação, marketing e eventos e apoiado pelo Fintechlab, será realizada no formato online e gratuito, com inscrições pelo site do evento.
O presidente do BC falou sobre o assunto na segunda-feira(12) quando participava da 1ª Conferência Ibero-americana de Banco Centrais. Na ocasião, segundo o portal Investing, ele disse que o Brasil está avançando muito nesse assunto e que em breve os brasileiros terão notícias sobre o que seria Real Digital.
Campos Neto teria dito que foi lançado um Projeto de Lei para mudar todas as características da moeda real. De acordo com ele, o primeiro projeto é de simplificação, a 2ª fase é de internacionalização e convertibilidade. Já a 3ª se refere ao processo de digitalização.
A discussão sobre as CBDCs no Payment View terá início por volta das 17H35, com a palestra do economista e professor Fabio Lacerda, ,que apresentará um panorama das CBDCs e sua evolução tanto no exterior quanto no Brasil.
Na sequência acontecerá uma discussão sobre como as criptomoedas podem ganhar espaço no mercado financeiro e conquistar a confiança do consumidor. Este painel será moderado por Cláudio Rabin (Editor Portal do Bitcoin) com a participação de Eduardo Abreu (Visa), Edisio Pereira Neto (Zro Bank) e Fabrício Tota (Mercado Bitcoin).
Antes, por volta das 14h30 os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma avaliação completa sobre o potencial transformador do fenômeno Pix com Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central. Ele fará um balanço dos primeiros meses de operação da plataforma e próximos passos para 2021.
A programação do Payment View acontecerá das 14h às 18h45 e reunirá alguns dos maiores especialistas no assunto