Ecossistema de inovação do setor elétrico seleciona fintech para programa de aceleração

O Grupo Safira, um dos principais conglomerados do ecossistema de energia do país, está com inscrições abertas para a 3ª edição do programa de pré-aceleração de startups Safira Labs. Podem participar da seleção iniciativas que já deixaram a fase de ideação e  partiram para o desenvolvimento de MVP e validação, voltadas ao B2C (Business to Consumer) ou B2B2C (Business to Business to Consumer). O foco está voltado para fintechs, Insurtechs e Retailtechs além de Regtechs, Autotechs,  Wealthtechs, Cleantechs, , HR Techs e Datatechs.

As startups e os empreendedores interessados em participar podem se inscrever até 30 de abril. Durante o processo de seleção, serão avaliados  critérios como a composição do time, considerando a presença de pessoas de ramos de conhecimento distintos e complementares, assim como a maturidade dos empreendedores, além da visão de mercado, a capacidade de execução e a adequação da startup às propostas do programa.

“Em um mundo cada vez mais conectado, ganham cada vez mais relevância as ideias inovadoras e os projetos digitais com potencial de contribuir para um amanhã melhor. Por isso, o Safira Labs vem, continuamente, se aprimorando e, a partir de 2021, passa a ser um programa de pré-aceleração de startups”, explica o diretor executivo do Grupo Safira, Mikio Kawai Júnior.

O executivo lembra que o programa já havia sido ampliado para apoiar o empreendedorismo digital em projetos que vão além do setor de energia, incubando e acelerando startups de diferentes áreas, mas ainda com sinergia com o Grupo Safira.

Além do espaço colaborativo, o Safira Vórtex, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista, o programa oferece mentorias em inovação, marketing, jurídico, financeiro e estratégia; assim como workshops e palestras;  software de gestão de tarefas e processos; mentores externos reconhecidos pelo mercado e aumento da rede de networking. O programa já investiu mais de R$1 milhão na infraestrutura e benefícios e teve mais de 200 startups inscritas ao longo das duas edições.