A Mastercard anunciou a escolha de seis novas fintechs para integrar o premiado programa Mastercard Start Path. Entre elas se encontra a brasileira Moeda, que utiliza um ecossistema de serviços e soluções construídas em blockchain, com objetivo de fortalecer a promoção do desenvolvimento social, econômico e sustentável para consumidores, produtores e organizações de comunidades rurais ou urbanas.
A cada ano, a empresa facilita transações de mais de US$ 100 milhões em todo o mundo, por meio de seus mais de 50.000 usuários globais, com seus cartões de débito Mastercard co-branded lançados em 2019. Por meio da mentoria e orientação do Start Path, além da rede global de fintechs, startups e bancos parceiros, a Moeda tem o objetivo de expandir seus serviços financeiros, acelerar seu desenvolvimento na indústria de meios de pagamento e impactar as plataformas de investimento em todo o mundo.
“À medida que o cenário de fintechs evolui aceleradamente, a Mastercard fornece a infraestrutura e os ativos necessários para ajudar as fintechs inovadoras a crescer e, com isso, trazer mais pessoas para a economia digital”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil. “As mais novas empresas do Start Path representam o futuro do setor de fintechs, e estão projetando soluções inclusivas que antecipam as necessidades do consumidor. Estamos entusiasmados com a parceria com essas empresas inovadoras em seu caminho de ascensão”, finaliza o executivo.
O Start Path reúne uma rede diversificada de fintechs e startups inovadoras, que buscam acelerar a mudança no mundo. Globalmente, a Mastercard desenvolve um trabalho próximo com essas startups por meio de um programa de seis meses, durante o qual elas podem aproveitar a tecnologia, expertise e os recursos da empresa para acelerar rapidamente seus negócios. As startups têm acesso aos canais, clientes e equipes de produtos da Mastercard, bem como a eventos virtuais imersivos e uma programação voltada para oportunidades de co-inovação.
Além da Moeda, as fintechs globais selecionadas pela Mastercard para ingressarem no Start Path foram:
• Asante Financial (Quênia): empresa de serviços financeiros digitais de impacto social, que apoia o crescimento da África, por meio de empréstimos sustentáveis para pequenas empresas e comunidades carentes.
• Cledara (Inglaterra): plataforma de gerenciamento de softwares como serviço (SaaS) all-in-one, que ajuda empresas a gerenciar, controlar e automatizar seus softwares em nuvem, permitindo que dimensionem seus processos operacionais, cumpram regulamentações e economizem dinheiro.
• Jifiti (Estados Unidos): fintech que oferece uma solução de ponta a ponta de financiamento ao consumidor, para que bancos e credores lancem, rapidamente, um mecanismo de “compre agora, pague depois”, que não exige qualquer integração com o ponto de venda.
• SpenDebt (Estados Unidos): a solução de pagamento SaaS da SpenDebt é uma maneira fácil de os consumidores automatizarem o pagamento de suas dívidas, por meio de um micro pagamento predefinido, descontado em cada transação.
• Tippy (Estados Unidos): sistema financeiro e de gorjeta digital, desenvolvido para o setor de beleza, que permite que as gorjetas sejam depositadas, direta e instantaneamente, na conta bancária do profissional do serviço.