Neon e Consiga Mais representam as fintechs no ranking Top Startups do LinkedIN

Ao anunciar terça-feira (22) a lista das dez empresas que compõem o ranking Top Startups 2020, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo,  apontou o banco digital Neon e a plataforma de apoio às finanças Consiga Mais como representantes do ecossistema fintech no grupo. De acordo com comunicado à imprensa, este ano a seleção foi considerada a mais eclética desde o lançamento da iniciativa no país, em 2017.

Além das startups ligadas ao mundo financeiro, foram escolhidas empresas ligadas aos setores de logística, saúde e gestão de imóveis, por exemplo. A principal característica observada para a classificação neste ano foi a resiliência e superação da crise causada pelo coronavírus.

A metodologia para escolha se manteve a mesma do ano passado, com um único diferencial: a pandemia instaurada mundialmente fez com que a análise das empresas tivesse um recorte de tempo, ao invés de um ano, as empresas foram analisadas de janeiro a julho de 2020. Para serem elegíveis, devem ser independentes e privadas, ter 50 ou mais empregados no país, ter sete anos ou menos e estar sediada no Brasil. Para garantir a inclusão de empresas com forte potencial de crescimento, as startups que dispensaram 20% ou mais de sua força de trabalho dentro do prazo da metodologia também são inelegíveis.

“A lista 2020 reflete o estado atual da economia e do mundo, apresentando startups emergentes e resilientes e como elas estão operando neste universo em constante mudança”, destaca Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina. O ranking das LinkedIn Top Startups é produzido pela equipe do LinkedIn Notícias usando uma combinação de dados da plataforma e análise editorial.

LinkedIn Top Startups 2020:

1. Menu – e-commerce B2B que conecta distribuidores e indústrias com estabelecimentos comerciais

2. Loft – adquire e reforma imóveis para venda

3. Consiga Mais – apoio aos clientes na organização das finanças

4. Neon – Banco digital

5. Loggi – serviços de logística

6. Yuca – adquire e reforma imóveis para locação

7. Xerpa – soluções para automatizar gestão de recursos dos trabalhadores

8. Conexa Saúde – plataforma de telemedicina

9. Buser Brasil – aplicativo de transporte colaborativo

10. Zenklub – plataforma de saúde emocional

“A lista deste ano nos mostra que as startups vivem um momento desafiador no Brasil e, mesmo diante de adversidade econômica e social, estão conseguindo se destacar. Temos bons exemplos de medidas tomadas para ajustar o modelo de atuação de negócios que podem perfeitamente ser aplicadas por qualquer tipo de empresa, não apenas startups”, comenta Kato.