A insurtech Azos anunciou ontem (20) o lançamento de uma calculadora que consegue estimar a expectativa de vida dos brasileiros ao cruzar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A solução é inspirada em um modelo de negócio conhecido nos Estados Unidos como Managing General Agent (MGA) e compara informações como idade, sexo e profissão, com a base histórica de mortes por município da população entre 2014 e 2019.
De acordo com reportagem sobre o assunto publicada pelo portal SEGS, com o instrumento é possível saber, por exemplo, que as nutricionistas por volta dos 30 anos, têm três vezes mais chance de morrerem de câncer de mama do que as demais mulheres brasileiras da mesma idade. Em contrapartida, a chance de uma nutricionista morrer de diabetes é seis vezes menor do que a média nacional entre mulheres com 30 anos. Já os arquitetos ocupam o primeiro lugar quando se mede a representatividade, dentro de sua profissão, dos suicídios em mortes com causas externas (31%), cuja incidência entre professores, por sua vez, cresceu 96% nos últimos cinco anos.
A Azos foi criada há cerca de um ano em Belo Horizonte, mas começou suas operações em abril. Além da produção de dados ela cria e comercializa produtos de seguro de vida de forma digital e por meio de parcerias com corretores em todo o país. Desde sua fundação a startup já tem R$ 600 milhões em coberturas de seguro de vida. Na primeira rodada de investimentos, em abril do ano passado, levantou R$ 350 mil e, em outubro, captou mais R$ 12,5 milhões. Entre os principais investidores estão os fundos Kaszek, Maya e Propel.
O conhecimento sobre as causas de doenças e mortes pode servir como referência para políticas públicas e medidas preventivas. “Para precificar seguro de vida é importante entender as principais causas de morte para cada profissão, idade e lugar no país. Portanto, após analisar mais de 7 milhões de óbitos para nos ajudar em algumas análises, decidimos disponibilizar esses dados de uma forma fácil e gratuita para as pessoas que tiverem interesse”, comenta Bernardo Ribeiro, cofundador da empresa.