Além de mostrar que o ritmo de negociações no ecossistema fintech brasileiro continua intenso, a aquisição do Guiabolso pelo PicPay anunciada no final da semana passada, revela tendências de movimentações estratégicas das empresas para um melhor aproveitamento das oportunidades que serão oferecidas pelo Open Banking.
Em entrevista ao portal Uol, o fundador da consultoria Xsfera, Arthur Rodrigues, explica que a negociação concretiza a percepção de que um dos caminhos a serem seguidos na busca pelo melhor posicionamento frente ao Open Banking é a estruturação de marketplaces de serviços financeiros.
Segundo ele, apesar de eficiente para promover a entrada de bancos digitais no mercado, a simples oferta de contas digitais não é suficiente para garantir um desenvolvimento sustentável dos modelos de negócios.
Neste sentido, o especialista argumenta que a operação do Guiabolso permitirá ao PicPay saber o que o cliente deseja para então oferecer propostas nesta direção.
Por outro lado, ao participar da estrutura do PicPay oferece à fintech adquirida a possibilidade de passar a ser regulada pelo BC (Banco Central) como instituição financeira e, desta forma, poder oferecer produtos e serviços que atualmente não são possíveis.
Outro especialista ouvido pelo Uol, Bruno Samora, head de produtos da Matera completa que o Guiabolso permite ao PicPay antecipar estágios em suas ofertas para o Open Banking já que é considerado uma operação precursora do tipo de uso de dados que passará a ser possível após a implantação do Open Banking.
O Guiabolso tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido pelos parceiros do marketplace. Já o PicPay tem mais de 55 milhões de clientes.