A Mastercard anunciou ontem (27) a realização de uma nova edição de seu programa global de engajamento de startups, Start Path, dedicado a apoiar empresas de ativos digitais, blockchain e criptomoedas em rápido crescimento. Por intermédio da iniciativa, a Mastercard fornece acesso às suas ferramentas e soluções para ajudar essas empresas a escalar suas inovações e tecnologias de ponta. Essas startups usam o programa para se conectar com o ecossistema de bancos da Mastercard assim como com comerciantes, parceiros e players digitais em todo o mundo para entregar novas soluções.
Os fundadores das empresas participantes desta nova edição do programa serão incentivados a abordar uma série de pontos críticos, como tokenização de ativos, precisão de dados, segurança digital e acesso contínuo entre as economias tradicional e digital. Cada startup foca na solução de um desafio específico do setor e, ao longo do programa, alavancará a experiência da Mastercard para apoiar o crescimento e o desenvolvimento contínuos de suas soluções.
Segundo Jess Turner, Vice-Presidente Executivo de Novas Infraestruturas Digitais e Fintechs, “a Mastercard vem engajando com o ecossistema de moedas digitais desde 2015. Como player líder de tecnologia, acreditamos que podemos desempenhar um papel fundamental em ativos digitais, ajudando a moldar o setor e fornecer ao consumidor proteção e segurança. Parte do nosso papel é forjar o futuro das criptomoedas, e estamos fazendo isso unindo os princípios financeiros essenciais com inovações em ativos digitais”.
Mais de 250 startups já participaram do programa Start Path desde 2014 sendo que sete startups entraram para o programa com destaque para a Mintable (Singapura), um marketplace de tokens não fungíveis (NFT), no qual os usuários podem criar, comprar e vender ativos digitais e físicos apoiados por blockchain – como, por exemplo, colecionáveis digitais, obras de arte vanguardistas e até mesmo música. A plataforma da Mintable está repleta de novos recursos, projetados para capacitar a pessoa comum a se envolver com NFTs sem necessidade de conhecimento prévio de criptografia ou codificação.
Outro modelo inovador é a GK8 (Israel), uma plataforma autogerida de cripto custódia institucional de ponta-a-ponta, que oferece um verdadeiro cofre isolado. Isso significa que a plataforma é capaz de criar, assinar e enviar transações seguras de blockchain sem receber dados da Internet, eliminando quaisquer potenciais vetores de ataques cibernéticos.