Hoje (30) às 19 horas será lançado o estudo FDC Longevidade Previdência, que traz um mapeamento sobre a reinvenção da previdência privada diante da extensão da vida do brasileiro. O trabalho analisa como as fintechs e os subsegmentos como previtechs têm atuado para melhorar a experiência dos consumidores na jornada da aposentadoria. A pesquisa foi desenvolvida pela Fundação Dom Cabral com o apoio técnico do Insights50+ – núcleo de pesquisa da Hype50+ – e patrocínio da Brasilprev.
A apresentação do levantamento, que acontecerá em um evento on-line com inscrições gratuitas revelará ainda quais são as startups que estão liderando um mercado emergente no Brasil e no mundo.
Entre os destaques, o mapeamento FDC Longevidade Previdência traz uma reflexão relevante de como seguros e previdência, juntos, podem ser a resposta para os desafios da temática no presente, prevendo os impactos no futuro. Em todo o mundo, os sistemas públicos e os produtos financeiros para os maduros foram pautados, até então, por riscos como morte, acidente e fragilidade – e tendo como característica a curta duração. A partir do momento em que a longevidade passa a ser uma realidade para um número maior de pessoas, essa lógica ganha um elemento de peso: a extensão do tempo.
Na prática, surgiram novas necessidades de seguros contra riscos que eram raros no passado, e o Brasil apresenta uma oportunidade considerável para esse mercado: enquanto no mundo 7,2% da população tem algum tipo de seguro, nos Estados Unidos essa porcentagem sobe para 11,4% – com produtos como Cuidados de Longo Prazo, que cobre eventuais custos do segurado com Instituições de Longa Permanência e cuidados profissionais, o Brasil tem a marca de 4%, portanto, há muito espaço para novos produtos e serviços que eduquem e ajudem todos a se preparar para uma vida cada vez mais longeva.
De olho nesse movimento emergente, têm surgido, entre as fintechs nacionais, soluções que buscam agregar tecnologia ao processo de contratação e gestão de planos de previdência para gerir parte dos R$ 2,26 trilhões em ativos sob gestão, de acordo com o mais recente Relatório Gerencial de Previdência Complementar, da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC).
Uma das empresas nacionais é a Onze – fundada em 2020 e que captou, em 2021, R$ 53 milhões da Ribbit Capital, investidora do Nubank, da Brex e do Guiabolso. O modelo de negócios aposta em dois fatores: o primeiro é a facilidade de oferecimento de planos de previdência para os colaboradores de uma empresa, permitindo a criação de contribuições com desconto em folha, em que é possível ter maior aderência aos planos do que quando se depende do aporte direto; e, o segundo é a introdução de um serviço de checkup financeiro grátis, no qual colaboradores podem tirar dúvidas sobre suas finanças e se planejar melhor.
Entre as insurtechs, há exemplos patrocinados por grandes seguradoras que investiram em diferentes modelos em busca de novos canais de vendas e inovação. Um dos cases destacados pelo FDC Longevidade Previdência é o Minuto Brasil. Aproveitando a facilidade de distribuição de produtos financeiros pela internet, a empresa une 16 seguradoras em uma plataforma, oferecendo ao cliente um maior número de informações e comparações que auxiliem na tomada de decisão. Foi uma das selecionadas brasileiras para a concorrida lista InsurTech 100, da FinTech Global. Distribui seguros de automóveis, acidentes pessoais, empresas, residência, viagem e vida.