O Banco Central começa a receber hoje (10), por meio da iniciativa LIFT Challenge Real Digital, as propostas de projetos de inovação tecnológica com o objetivo de avaliar casos de uso e soluções tecnológicas de uma moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil (BC). As propostas podem ser inscritas até o dia 11 de fevereiro.
De acordo com uma nota publicada pelo BC, a iniciativa é voltada para empresas maduras que tenham a capacidade de implementação de um sistema com elevada complexidade como é o caso do Real Digital. “Não se pode ignorar, contudo, o modelo de negócio que se pretende viabilizar sobre esse sistema. Empresas que apresentem apenas a capacidade para oferecer infraestrutura ou apenas a capacidade de oferecer um caso de uso para o Real Digital não estão no foco desse desafio”, explica Fabio Araujo, da Secretaria Executiva (Secre) do Banco Central.
“Nosso público-alvo são participantes do mercado, reunindo um público qualificado de bancos e instituições de pagamentos, fintechs e empresas de tecnologia com interesse em desenvolver um produto minimamente viável (MVP do inglês minimum viable product) com base no Real Digital”, completa.
Será dada a preferência para a seleção de projetos sobre as seguintes categorias de casos de uso em ambiente online:
● Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;
● Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas;
● Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas;
● Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma.