Um levantamento realizado pela seguradora digital Pier, em parceria com a plataforma de gerenciamento de visibilidade online Semrush, revelou que as perguntas e termos relacionados aos novos formatos de contratação de seguro, como “o que é uma insurtech?”, apresentaram alta de 133,3% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, considerando os resultados dos principais buscadores online.
O co-fundador e CEO da Pier, Igor Mascarenhas, ressalta que já existem mais de 100 insurtechs no Brasil e o uso de tecnologias como inteligência artificial tem transformado o segmento, trazendo mais comodidade e praticidade ao consumidor, além de preços estruturalmente mais baixos.
“Outras vantagens são a ausência de franquia ou carência, que vem atraindo um novo público que, eventualmente, nunca havia contratado um seguro, mas agora deseja fazer isso”, comenta.
De acordo com uma reportagem publicada pelo portal SEGS, outro destaque do estudo foi o aumento da busca pelos termos “seguradora digital” e “seguro sem franquia”, com alta de 50% e de 57,1%, respectivamente.
No que se refere especificamente à procura pela palavra-chave “insurtech”, o crescimento foi de 60% nos buscadores online no primeiro mês do ano.
A pesquisa apontou ainda que as palavras “seguros” e “seguradoras” tiveram uma média de 75,5 mil procuras por mês durante o período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Já as expressões “seguro auto” e “seguro celular” tiveram uma média de buscas mensais de 18 mil e 16 mil, respectivamente, no mesmo período.