A plataforma Friday Pagamentos anunciou sua chegada ao mercado ontem (18) com a promessa de auxiliar seus usuários na organização dos boletos a serem quitados por meio de automatização. Diferentemente do tradicional pagamento em débito automático oferecido pelos bancos, a solução da fintech permite ao consumidor programar a data de quitação e pedir a confirmação antes de pagar.
De acordo com a co-CEO da startup, Gabriela Viana, a tecnologia da empresa consiste em perguntar ao correntista pelo WhatsApp antes de confirmar o pagamento de uma conta, em uma timeline similar às redes sociais. A ideia é que o usuário não gaste muito tempo e evite esquecer de pagar uma conta.
Para isso, a solução busca e agrupa todos os boletos que um CPF possui e permite que o usuário programe os pagamentos. “Pagar conta não deveria existir como atividade na vida de ninguém”, disse Viana. “Queremos acabar com as multas morais no ecossistema de pagamento. A Friday é muita recorrência, com pouca interação e é transparente”, completa.
Além da gestão de pagamentos de boletos, a plataforma possui o compartilhamento da conta com o parceiro ou parceira (casais) – inclusive para puxar o boleto do outro CPF – e consegue puxar as contas que o usuário possui no e-mail.
De acordo com Clécio Guaranys, co-CEO da Friday e um dos fundadores da M4U, Mobicare e Play9, as primeiras provas da plataforma mostram que chamar outra pessoa para apoiar a gestão dos boletos foi um dos principais atrativas dos primeiros usos: “Esse problema (gestão financeira) é muito maior que imaginávamos”, diz o executivo.
A solução chega inicialmente de forma gratuita no período de testes até julho. A partir de primeiro de agosto serão cobrados R$ 20 por mês.