Zetta promove debate entre bancos centrais sobre impacto dos pagamentos instantâneos

A Zetta, associação sem fins lucrativos que representa empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais no Brasil, promoverá um debate digital no dia 11 de abril sobre o impacto dos pagamentos instantâneos na inclusão bancária e no aumento da competitividade entre empresas do setor. O evento, que será realizado em parceria com o México Exponencial, centro de pensamento que promove discussões sobre o futuro do México, contará com a participação de especialistas de Brasil, Estados Unidos e México, além de estudiosos dos benefícios trazidos pela democratização dos sistemas de pagamentos, especialmente em países em desenvolvimento.

O Webinar terá início ao meio-dia, no canal do YouTube da Zetta e terá as presenças de Othon Moreno, diretor-geral do Banxico (BC do México); Renato Gomes, diretor do Banco Central do Brasil; Jon Frost, chefe de economia para as Américas do BIS (Banco de Compensações Internacionais); e Sergey Sarkisyan, candidato a Ph.D em economia e autor do estudo “Sistemas de Pagamento Instantâneo e Competição por Depósitos”.

A mediação será feita por Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta, com boas-vindas de Eduardo Lopes, diretor-presidente da associação, e encerramento com Alehira Orozco, conselheira do México Exponencial,

“Os pagamentos instantâneos já fazem parte da realidade da economia mundial e se tornaram ferramentas fundamentais em países emergentes, promovendo mais competição e inclusão no sistema bancário. O webinar é uma oportunidade de mostrar estudos e visões dos impactos gerados por esse tipo de pagamento, na visão de diversos especialistas no tema”, explica Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta.

A Zetta tem hoje 26 associadas que trabalham com o objetivo de garantir um ambiente econômico competitivo que resulte em maior inclusão financeira, inovação e satisfação dos consumidores nacionais de serviços financeiros e de pagamentos, por meio de propostas regulatórias, políticas públicas e desenvolvimento de pesquisa.