A Minds Digital, IDTech especializada em biometria de voz para identificação e prevenção à fraude em transações financeiras e operações, da venda ao atendimento, anunciou a superação da marca de R$ 13 milhões em golpes evitados por meio de sua solução. A empresa usa algoritmos de inteligência artificial aplicados à voz que permitem mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp. Desse modo, a empresa afirma necessitar de 1 segundo, no máximo, para identificar uma tentativa de fraude.
A startup explica que o processo de autenticação, que antes era realizado em 4 segundos, passou por uma otimização que une o conceito de arquitetura em microsserviços, processamento em fila e comunicação via gRPC — uma estrutura de código aberto e alto desempenho criada pelo Google para atender chamadas RPC (Remote Call Procedures). Com isso, o tempo médio de atendimento pode ser reduzido em até 30%.
De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, embora pareçam irrisórios, esses 3 segundos poupados são capazes de melhorar a experiência do usuário e trazem mais eficiência para o dia a dia dos atendentes das empresas que utilizam a tecnologia, quando visto sob uma perspectiva de larga escala.
“Em uma empresa que recebe em média 1 milhão de ligações, quando olhamos para o montante, esses 3 segundos significam muito”, aponta Peixoto. Na prática, somando as 1 milhão ligações recebidas em um mês, essa otimização no processo de autenticação reduz 3 milhões de segundos, que no fim das contas equivalem a 34 dias. Esse tempo poupado é revertido em mais segurança e, consequentemente, em uma melhoria expressiva na experiência do usuário e na redução de custos nas empresas.
Além disso, a estimativa é que o ROI das empresas que utilizam a tecnologia da Minds seja de 1:10. A biometria de voz já traz o ROI desde o primeiro dia em que é implantada no sistema da empresa contratante. Isso porque, ao final do primeiro dia, já é possível visualizar se prováveis fraudes foram evitadas.
Segundo a Minds, a sua inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas.
“Nós estamos sempre aprimorando nosso produto para garantir que a experiência com a inteligência artificial seja cada vez mais humanizada e personalizada para cada cliente. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, finaliza o CEO da Minds Digital.