Um novo estudo que acaba de ser divulgado pela consultoria Juniper Research informa que os comerciantes devem perder acima de US$ 343 bilhões globalmente com fraudes cometidas em pagamentos online entre 2023 e 2027. Como comparação, isso equivale a mais de 350% do lucro líquido relatado da Apple no ano fiscal de 2021; mostrando a enorme extensão dessas perdas.
A fraude de pagamento online inclui perdas nas vendas de bens digitais, bens físicos, transações de transferência de dinheiro e serviços bancários, bem como compras como passagens aéreas. Os ataques de fraudadores podem incluir phishing, comprometimento de e-mail comercial e fraudes de engenharia social.
Segundo o estudo, as perdas por fraude de pagamento online estão sendo parcialmente impulsionadas pela inovação dos fraudadores em áreas como fraude de aquisição de conta, em que a conta de um usuário é invadida. Isso apesar do amplo emprego de medidas de verificação de identidade.
A pesquisa descobriu que, para combater a fraude crescente, os fornecedores de prevenção de fraudes devem orquestrar a combinação certa de ferramentas de verificação, no ponto mais eficaz da jornada do cliente, para proteger melhor os usuários, mas isso exigirá recursos significativos para alcançar.
O autor do relatório, Nick Maynard, explicou: “Fundamentalmente, não há duas transações on-line iguais, portanto, a maneira como as transações são protegidas não pode seguir uma solução de tamanho único. Os fornecedores de detecção e prevenção de fraudes de pagamento devem criar uma infinidade de recursos de verificação e orquestrar de forma inteligente diferentes soluções, dependendo das circunstâncias, para proteger corretamente os comerciantes e os usuários.”
A pesquisa identificou as compras de bens físicos como a maior fonte isolada de perdas; respondendo por 49% das perdas acumuladas por fraude de pagamento online globalmente nos próximos 5 anos, crescendo 110%. Processos negligentes de verificação de endereços em mercados em desenvolvimento são um grande risco de fraude, com fraudadores visando especificamente bens físicos, devido ao seu potencial de revenda. Como tal, recomenda que os comerciantes adotem medidas antifraude fortes, incluindo várias fontes de verificação de endereço e autenticação multifator para reduzir incidentes fraudulentos para comerciantes de bens físicos.