Enquanto a pandemia acelerou o processo de digitalização das instituições financeiras, a implantação do open finance aqueceu o mercado de fintechs e com isso todo o ecossistema passou a se beneficiar com as novas tecnologias. O resultado desse movimento foi o surgimento de inúmeros projetos de carácter inovador que já começam a colher resultados positivos e que merecem ser compartilhados com o mercado.
Promover essa partilha de experiências e reconhecer as iniciativas de sucesso é o objetivo do Prêmio Banking Transformation promovido pela Cantarino Brasileiro, que já está com as inscrições abertas.
Além de conferir credibilidade e visibilidade aos projetos ante o título, outro ponto alto da premiação é a fomentação do network entre os participantes e o corpo de jurados, composto por especialistas, influenciadores e investidores do ecossistema. A interação acontece durante os pré-eventos, que reúnem os melhores cases para uma apresentação segmentada, antes mesmo de ter os vencedores anunciados.
Quem pode concorrer?
Para concorrer, os participantes devem inscrever seus cases em detalhes e ressaltar os diferenciais, resultados e impactos gerados.
Podem participar da seletiva os bancos (tradicionais e digitais) e empresas do ecossistema financeiro – o que inclui empresas de meios de pagamento, fintechs, financeiras, transportadores de valores, fundos de investimento, bolsas de valores, bureaux de crédito, cooperativas de crédito, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, seguradoras, entre outras.
Cada iniciativa pode concorrer em até duas categorias, que neste ano somam dez e sofreram pequenas alterações na nomenclatura: Autoatendimento; BaaS e Marketplaces Financeiros; Canais Digitais; Customer Experience / User Experience; Eficiência Operacional; ESG; Inovação em Crédit; Inovação em Produtos e Serviços; Open Banking e Tecnologias Financeiras do Futuro.
Os projetos concorrem também em categorias especiais como “Melhor Banco do Ano”, “Melhor Empresa do Ecossistema Financeiro” e “Personalidades Financeiras”, que serão decididas com a participação do juri popular.
Uma das novidades em 2022 será o reconhecimento também da Melhor Iniciativa em Educação Financeira. “A educação faz parte do processo de inclusão financeira ao qual estamos tão engajados na Cantarino Brasileiro e foi um tema que se destacou ao longo do ano durante os debates que promovemos. Ela se faz essencial ante o novo papel do cliente, que agora tem autonomia sobre os seus dados e toma suas próprias decisões”, justifica Marcos Cantarino, CEO da Cantarino Brasileiro.
Outra novidade é que os vencedores receberão não apenas o troféu em cerimônia física, como um certificado registrado em blockchain.
Sobre o PBT 2022
Essa é a segunda edição com a roupagem do Prêmio Banking Transformation, mas quem acompanha a trajetória da empresa sabe que o evento traz no DNA a experiência e autoridade de mais de 16 anos frente ao Prêmio Relatório Bancário. A mudança no nome do evento e na identidade aconteceu no ano passado, refletindo o momento de renovação vivenciado pelo ecossistema financeiro no pós-pandemia. As inscrições vão até 14/10