Com a inspiração em modelos automatizados de análise de crédito, a insurtech Azos está apresentando ao mercado o Fred, novo sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela startup. De acordo com a startup, enquanto as seguradoras tradicionais podem demorar até 15 dias para aceitar ou não a proposta de um cliente, o robô seria capaz de fazer isso em apenas três segundos.
Para chegar a este resultado, o Fred usa algoritmos para analisar dados e identificar quando o perfil do cliente é adequado para fechar um seguro, de acordo com a política de aceitação da seguradora parceira da Azos. Neste processo, o sistema valida centenas de dados cadastrais como informações disponíveis na Receita Federal, por exemplo, para acatar ou não a proposta de contratação. Assim, a IA é capaz de detectar perfis potencialmente fraudulentos.
“O objetivo do Fred é simplificar processos e criar uma experiência diferenciada para clientes e corretores. Já conseguimos atingir um volume de 15% das propostas sendo validadas em até 3 segundos”, diz André Calazans, diretor de seguros da Azos. O plano da insurtech é realizar 50% das aprovações com a nova tecnologia até o final do ano.
Desde que iniciou sua operação, no primeiro semestre de 2021, a Azos tem como meta criar tecnologias para acelerar o processo de subscrição. Neste sentido, a insurtech afirma que o Fred superou a meta inicial da empresa, que mirava uma aprovação em, no máximo, 24 horas.
Com a nova velocidade de análise, a Azos também visa ganhar escala em seu negócio. Atualmente ela conta com mais de R$ 5 bilhões em capital segurado.