Semana Mundial do Investidor mostra caminhos para integrantes do SNF contratarem fintechs

Na próxima segunda-feira (3) o toque de campainha na B3 marcará o início oficial no Brasil e nas Américas da 6ª Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW). A abertura contará com a presença de representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da B3, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Internacional de Valores Mobiliários (IOSCO). Os encontros serão realizados em formatos virtual, híbrido e presencial, com temas de educação financeira e proteção, resiliência do investidor e finanças sustentáveis.

A programação terá como um dos destaques o painel CONTRATAÇÃO DE FINTECHS PELAS INSTITUIÇÕES DE FOMENTO, que acontecerá na quarta-feira (5) às 14 horas. O evento buscará explorar os possíveis caminhos jurídicos para a contratação de fintechs e/ou startups pelas instituições integrantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF).

Sob a moderação de Estéfano Winter, do BDMG os painelistas convidados presentes serão Claudio Pinto (BASA), Carlos Adriano Liebl (BADESC), Rodrigo Herval Moriguti (BADESC), Rafael Andrade de Souza (BADESC), Fernando Gavronski Guimarães (Guimarães e Carceres Advogados), Cristiane Viturino (ABDE), Caroline Lompa (ABDE) e Tânia Lopes Pimenta Chioato, do TCU.

Outro painel de destaque será Metaverso e Mercado de Capitais: Desafios e Oportunidades, que acontecerá na terça-feira (4) às 9 horas. A dinâmica permitirá discussões com olhares de diferentes perspectivas sobre como o metaverso afetará os mercados de capitais.

O debate avaliará a questão sobre a ótica de planejadores financeiros, empresas listadas, associações industriais e reguladores com tópicos sobre educação, proteção e tecnologia. Os debatedores convidados são Pierre Marsal, da EuropeanIssuers, organização pan-europeia que representa os interesses de empresas cotadas em bolsa em toda a Europa junto das instituições da EU, Rodrigo Maia, da ABRASCA/Brasil, João Pedro (CVM Chair) e José Alexandre Vasco (CVM).

A Semana Mundial do Investidor é organizada pelo Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (Comitê 8 – C8) e promovida nos mais de 100 países-membro da organização. A IOSCO WIW foi lançada em 2017, como projeto piloto, depois de proposta da CVM para desenvolver campanha global para proteção e educação do investidor.