A Kla Invest, empresa especializada em soluções de tokenização de ativos e captação de recursos por meio de Equity Tokens e a CARBONA, startup que utiliza blockchain para tokenizar créditos de carbono gerados por projetos de bioenergia e eficiência energética anunciaram a concretização de uma parceria para lançar o BioCarbon Token, solução destinada a tokenizar créditos de carbono no mercado brasileiro.
O BioCarbon Token, respaldado por Créditos de Descarbonização (CBIOs), será lançado inicialmente no marketplace exclusivo das duas empresas. Este token permitirá que indivíduos, empresas e instituições participem ativamente da transição para uma economia mais sustentável, fortalecendo a produção de biocombustíveis, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e mitigando os impactos climáticos.
DE acordo com as empresas, ao estabelecer uma conexão direta com o mercado brasileiro de créditos de descarbonização da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o BioCarbon Token desempenha um papel crucial na promoção de práticas ambientalmente responsáveis.
Elas afirmam que um dos principais diferenciais do projeto é a introdução de uma coleção de NFTs (Tokens), representando créditos de carbono aposentados. Esses NFTs garantirão a compensação de emissões registradas em rede blockchain. Após adquirir o BioCarbon Token, os participantes terão a opção de adquirir um NFT exclusivo na plataforma CARBONA. Este NFT único representa a aposentadoria de um CBIO específico, iniciando assim o processo de compensação de emissões de carbono e contribuindo para zerar a pegada de carbono do adquirente.
Esse processo, totalmente registrado e confirmado na blockchain, oferece total transparência e segurança aos participantes, que podem verificar a autenticidade e o impacto de sua contribuição a qualquer momento.
Para inaugurar essa iniciativa emocionante, a KLA e a CARBONA realizarão uma live de lançamento no YouTube hoje (14) às 16 horas.