Compartilhamento de inteligência antifraude conecta mercados de crédito, seguros e saúde

A Arena B3, da Bolsa de Valores de São Paulo, foi palco ontem (13) da terceira edição do Neurotrends, fórum de discussões criado pela Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial e Big Data. 

A programação, que reuniu renomados especialistas em inovação, crédito, seguros e saúde suplementar, teve como destaque as discussões relacionadas à evolução do combate às fraudes nos três segmentos.  Uma das teses que marcaram o encontro foi a que analisou o potencial de impacto positivo em termos de segurança com a intensificação do compartilhamento de inteligência antifraude por parte dos diversos players de todos esses mercados.

Um dos defensores da ideia foi o Presidente da HDI, Eduardo Dal Ri. De acordo com ele, o combate à fraude não deveria ser um ambiente de competição. “Acredito que as seguradoras poderiam ter, por exemplo, um mesmo motor antifraude. Se tivéssemos um hub único patrocinado pelo mercado para combater fraudes teríamos resultados muito melhores porque poderíamos dividir inteligência antifraude”, disse.

Já o CEO da Neoway, Rodrigo Barcia, ressaltou que o desafio de combate à fraude atualmente não é mais técnico. O executivo explicou que este entrave hoje é mais relacionado com a percepção de valor. “Já temos a tecnologia e os dados disponíveis para efetuar a virada. Falta apetite e cultura no segmento para entender que compartilhar dados não é perder negócios. Pelo contrário, é alavancar receitas”, sentenciou.

O vice-presidente de inteligência para saúde da Neurotech, Marco Antunes, explicou que a tecnologia desenvolvida pela Neurotech funciona como um drone que sobrevoa as operadoras de saúde e mostra onde estão as anacondas (tipos de fraudes e abusos com maior incidência e que envolvem os maiores volumes financeiros) e as minhocas (comportamentos maliciosos com menor número de ocorrências, mas que também trazem prejuízos ao sistema). Para ter um resultado altamente expressivo nas receitas atualmente reduzindo abusos e fraudes nem é preciso se preocupar momentaneamente com as minhocas. Um ataque frontal às anacondas já produziria um efeito absolutamente positivo para as receitas da companhia”, disse. 

Ao final das discussões, o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, ressaltou que o Neurotrends havia apenas começado naquele momento porque o término dos trabalhos ocorrerá na edição de 2024. “A intenção é de que as ideias que surgem em um ano sejam testadas e implementadas ao longo do próximo período para que no ano seguinte possam ser apresentadas com seus resultados práticos ao mercado. Neste sentido, a terceira edição foi muito rica e temos agora o desafio de tirar as ideias do papel”, disse. 

Programação completa:

O Neurotrends 3 teve os seguintes painéis com seus respectivos participantes: 

  • Painel Impacto: “Inovação de norte a sul: como hubs, ecossistemas e comunidades impactam o mercado”. Com Pierre Lucena, Presidente da Porto Digital; Ricardo Raposo, Diretor de Data & Analytics da B3; Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira; e Rafael Cavalcanti, Superintendente Executivo do Bradesco.
  • Painel Crédito: ‘Como a tecnologia e as novas demandas do mercado estão transformando a dinâmica do crédito’. Com Ana Carla Abrão, Vice-presidente de Novos Negócios da B3; Carlos Bonetti, Diretor de Riscos e Operações do Banco BV; Roberto Sadami, CRO do PagBank e Tadeu Silva, Presidente da Acrefi. 
  • CASE “IA generativa e dados aplicados na jornada de Cobrança e Fraude”, com o Head of Digital Products da Neurotech, Arthur Padilha. 
  • Painel Saúde:  A tecnologia está mudando o jogo no combate às fraudes e aos abusos no mercado de saúde”. Com o Vice-presidente de inteligência para saúde da Neurotech, Marco Antunes; o CEO da Neoway,Rodrigo Barcia; o Superintendente Executivo do Bradesco, Filipe Brandão, o CEO da Petlove, Fabiano Lima; e o Vice-Presidente Técnico e Regulatório da Hapvida, Luiz Celso.
  • CASE: “Como a plataforma antifraude da Neurotech economizou mais de R$ 30 milhões em processos de reembolso”, com a Executiva de Saúde – Head Médica da Neurotech, Dra. Erika Fuga
  • PAINEL SEGURO AUTO: “O papel da tecnologia e da IA no setor de seguro auto para prevenir sinistros e reduzir riscos”. Com Rodrigo Cunha, Vice-presidente de Produtos da Neurotech; Eduardo Dal Ri, Presidente da HDI; Marcelo Goldman, Diretor Executivo da Tokio Marine; e Fabio Leme, Diretor Executivo, Zurich.

A gravação da programação na íntegra pode ser vista no link: https://www.youtube.com/watch?v=D5YQm5Zvlf8