Bancos e fintechs avançam no uso de personalização avançada e inteligência preditiva

Atrair novos clientes é de 5 a 25 vezes mais caro do que manter consumidores que já compraram produtos ou serviços e são fiéis a uma determinada marca. Diante deste cenário, empresas de diversos segmentos têm apostado em soluções próprias que utilizam tecnologias e IA para engajar e fidelizar seus clientes. De acordo com levantamento da Cuponeria Loyalty, um exemplo de setor que vem “surfando essa onda” são os bancos e as fintechs.

A empresa, que conta com investimentos feitos pelo Google, Bradesco e ACE, utiliza soluções baseadas em personalização avançada e Inteligência Preditiva, tecnologia que consegue prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes, para oferecer benefícios únicos adaptados à necessidade de cada banco e público. Tudo é feito por um time de tecnologia nacional que desenvolve um ambiente seguro em White Label com o guide da marca da instituição financeira contratante.

A empresa destaca quatro bancos que estão fidelizando clientes por meio destas ferramentas:

Bradesco

A Cuponeria Loyalty desenvolveu o clube de benefícios para o Bradesco com ofertas exclusivas aos usuários do app, tudo de acordo com o perfil de cada consumidor.

Banco BV

Já na solução criada para o Banco BV, os clientes tinham como vantagem descontos e cashback exclusivos de marcas parceiras do banco.

“Quando o consumidor recebe benefícios que atendem às suas vontades, como um cashback exclusivo, ele se sente mais engajado a continuar utilizando o app ou site do banco, indo além de transações e pagamentos, isso é uma forma muito inteligente de fidelizar esse consumidor. Adotar os produtos de fidelização é muito mais rentável e deve estar na estratégia de marketing de toda empresa”, comenta Nara Iachan, CMO e cofundadora da Cuponeria Loyalty.

Banco Pan

Para reter os clientes do Banco Pan, a startup criou ofertas que são disponibilizadas para cada perfil de acordo com seus gostos e necessidades. Além disso, com o programa de benefícios criado foi possível estimular ações específicas dos consumidores, criando e atualizando cadastros.

Banco Bari

O Banco Bari é um banco digital que oferece linha de crédito com imóvel como garantia para empréstimos e teve o clube de benefícios desenvolvido pela startup para oferecer uma loja personalizada com descontos e cashback para os clientes do. Com isso, teve um aumento do uso expressivo do seu app.