Insurtech de mobilidade de carga SmartLoad alcança breakeven com apenas 14 meses

A SmartLoad, que se posiciona como a primeira insurtech de mobilidade de carga do Brasil, anunciou ter atingido o ponto de equilíbrio financeiro (breakeven) com pouco mais de um ano de operação. De acordo com comunicado, após os períodos de investimento, desenvolvimento e início de faturamento, agora a empresa vive fase de inovação, com expectativa de dobrar de tamanho em 2024 e atingir 100% de crescimento. 

A empresa iniciou o desenvolvimento de suas tecnologias em 2020, por meio de investimentos de especialistas em seguro de carga, tecnologia e logística, que sofriam com diversas problemáticas na forma de averbação para comunicação de embarque e ativação efetiva dos seguros de transportes. O início da operação ocorreu apenas em setembro de 2022 e o breakeven chegou em novembro de 2023, somente 14 meses depois.

Especialista em seguros para logística e fundador da SmartLoad, Sylvio Bispo destaca que a ideia surgiu de uma viagem para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), onde teve contato com o que tinha de mais moderno em soluções securitárias para o B2C. “Como minha atuação sempre foi no B2B, dali comecei a lembrar das dores que tinha como corretor especialista e consultor de seguros para centenas de empresas transportadoras de carga e das tantas negativas de indenização que meus clientes tiveram por falta de averbação. Foi quando começou a nascer a ideia da SmartBox”, lembra o executivo. 

Apesar da complexidade em gerar alta tecnologia em um mercado extremamente burocrático e por vezes antiquado, a solução começou a ser desenvolvida sem grandes investimentos, com cerca de R$1.3 milhões, por meio de aportes de R$ 600 mil do fundador, R$ 500 mil de investimento semente e mais R$ 200 mil de fomento da FAPESP, que também validou o modelo de negócios da SmartLoad, assim como de suas tecnologias, metodologias e processos. Mas foi o smart money que fez a diferença no crescimento rápido do negócio.

A empresa tem parceria com diversas marcas entre as principais seguradoras do mercado logístico, como Tokio Marine, Seguros SURA, EZZE Seguros, Berkley Brasil, Sompo, HDI Seguros, HDI Global, Starr, Essor Seguros, Akad Seguros e Fairfax, além de grandes corretores especialistas em seguros de transportes.

“Investir em tecnologia tem sido crucial para nós. Com um mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo, estamos atentos às tendências e novas demandas do setor de mobilidade de carga do Brasil, buscando sempre inovar e se adaptar às necessidades para simplificar a jornada dos nossos clientes”, finaliza Sylvio Bispo. 

Além da SmartBox, a SmartLoad também conta com o SmartDriver, que atua no gerenciamento de risco inteligente e na oferta de soluções securitárias para transportadores de carga.