A Serasa Experian está anunciando a realização de um investimento estratégico na Palenca, fintech mexicana que chegou ao Brasil ao final de 2022 e está presente em sete países da América Latina. O aporte tem como propósito apoiar a otimização da jornada de crédito e promover a inclusão financeira de profissionais com diferentes tipos de atividade, incluindo aqueles que trabalham dentro do conceito da Gig Economy, ou seja, de maneira informal, temporária ou como freelancer.
A Palenca criou um modelo de negócio B2B2C, em que instituições usam sua API para facilitar a comprovação de renda, por exemplo, dos motoristas e entregadores de marketplaces de serviço – a startup está integrada com as principais plataformas de transporte e delivery do mercado.
De acordo com o vice-presidente de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, trabalhar sem vínculo empregatício é uma realidade para muitas pessoas que conseguem gerar ou complementar suas rendas dessa forma. No entanto, contratar crédito de qualidade com esse tipo de perfil pode ser desafiador. “Há tempos perseguimos a missão de construir e cultivar um ambiente de crédito saudável, por isso o aporte na Palenca, pioneira em soluções de validação, está de acordo com nossas premissas e deve fomentar a economia como um todo, além de beneficiar muitos brasileiros”.
Para José Carlos Aguilar, co-CEO da Palenca, o Brasil é um país tão diverso quanto grande, o que pode dificultar as análises de crédito por bancos e fintechs de todos os portes. “Cerca de um terço dos trabalhadores da Latam estão aqui, mas a força de trabalho é incrivelmente variada. Estamos animados em encontrar na Serasa Experian o parceiro ideal para nos apoiar nessa expansão local”.
“Este é mais um avanço, parte da estratégia de investimento em startups, que o braço de Venture Capital (VC) da Experian realiza na América Latina. Essa movimentação nos permite conhecer a fundo mercados de alto valor, nos quais queremos atuar como catalisadores de desenvolvimento, estabelecendo parcerias para acelerar o ecossistema e as iniciativas internas. Também seguimos fortalecendo nossas estratégias de investimento e crescimento orgânico como companhia, impulso fundamental que, em conjunto com os aportes e as aquisições, otimiza nossa ambição de democratizar o acesso da população aos recursos financeiros de qualidade”, finaliza o Chief Investment Officer da Serasa Experian, Fabrini Fontes.
Além do investimento, as empresas fecharam um acordo comercial que possibilita combinar a tecnologia da Palenca à inteligência analítica da Serasa Experian para criar soluções inovadoras que atendam às necessidades das empresas relacionadas à análise de renda de trabalhadores.