Hurst oferece royalties de músicas tokenizados de Beyoncé e Justin Bieber

A Hurst, plataforma de investimentos alternativos, acaba de lançar a primeira oferta no Brasil de royalties musicais internacionais, com catálogos de canções interpretadas por nomes como a musa pop Beyoncé e Justin Bieber, além dos astros do rap americano Nas e Mos Def. Batizada de “Money on Top”, a operação está disponível aos investidores por meio de uma oferta pública de CRs (Certificados de Recebíveis), realizada com exclusividade pela Hurst.

Os royalties foram originados pela MUV Capital, empresa de originação de investimentos de royalties de música e de filme do ecossistema da Hurst. “Desde 2020, quando começamos a operação, já adquirimos mais de 240 catálogos e alocamos R$ 180MM, todos brasileiros. Aprendemos e amadurecemos bastante nosso processo de underwriting e modelagem neste período, e este ano passamos a olhar para o mercado internacional. Foi um trabalho bem detalhado de como poderíamos viabilizar operações de investimento em catálogos estrangeiros e que ao mesmo tempo tivesse uma relação de risco e retorno interessante para o investidor”, explica Ana Gabriela Mathias, COO da MUV Capital.

Além do estudo de viabilidade, o segundo desafio era conseguir nomes de peso da música internacional que estivessem dispostos a negociar os seus catálogos e que apresentassem uma rentabilidade atrativa. A MUV conseguiu originar os dois catálogos que fazem parte desta operação. O primeiro é de fonogramas interpretados e gravados pela Beyoncé para a trilha sonora do filme Cadillac Records, já o segundo conta com os fonogramas de Steve James, produtor musical de Justin Bieber.

“Cadillac Records” é uma biografia musical, que narra a trajetória da gravadora Chess Records – gravadora americana fundada por dois judeus imigrantes que se tornou um íncone gravando grandes nomes como Etta Jones, Chuck Berry,  Willie Dixon, Muddy Walter. O drama foi lançado em 2008 com um elenco icônico: além da Beyoncé (interpreta Etta Jones), conta com a participação do astro do rap americano Mos Def (interpreta Chuck Berry), e o ator Adrien Brody (O Pianista, King Kong, O Grande Hotel Budapeste e etc.). Sua trilha foi nomeada a diversos prêmios do Grammy, sendo que Beyoncé levou o prêmio de Melhor Performance Tradicional de R&B com a canção “At Last”, na qual a cantora interpreta Etta James.

Steve James, além de produtor musical, é compositor e DJ na indústria americana, a maior do mundo. Em uma ascendente cena do pop, Steve colaborou na produção de diversas músicas para grandes artistas, dentre eles Justin Bieber, Martin Garrix e Little Mix. Sua maior colaboração está em “Purpose”, do álbum de mesmo nome de Bieber. Nele, James marcou o seu estrelato como produtor musical, em 2015.

“É uma grande oportunidade de investir em canções de artistas internacionais e de grande fama. São catálogos sem fronteiras, compostos por músicas interpretadas em língua inglesa e por grandes artistas, fatos que permitem alcance ao mercado global de entretenimento. A seleção do catálogo tem como foco investidores interessados em uma conceituada diversificação na carteira de investimentos, com retorno em euro”, explica o CEO da Hurst Capital, Arthur Farache. Ele acrescenta que esta é a primeira operação dentre muitas que a Hurst pretende lançar com catálogos internacionais. “É um mercado enorme a ser explorado e que apresenta menor risco aos investidores”, afirma.

A operação

A operação terá duração de 48 meses e é securitizada por meio de uma Oferta Pública de CRs, de acordo com as normas previstas na Resolução CVM nº 88 e na Lei 14.430. O aporte mínimo é de R$10 mil e a rentabilidade estimada em 7% ao ano em euro, dentro do cenário base. “A rentabilidade da operação advém do número de vezes que as músicas do catálogo são tocadas mundialmente, seja nas plataformas de áudio ou vídeo. Vemos como uma excelente oportunidade para o investidor diversificar a carteira, obtendo rentabilidade em uma moeda forte com baixo risco, já que são ativos descorrelacionados do cenário econômico mundial”, ressalta Farache.