A automatização de cobrança de dívida e a ampliação da capacidade de recebimento e absorção de dados de mercado ajudaram a Serasa a potencializar a cobrança de dívidas de 300 empresas em menos de um ano. As campanhas de cobranças, que antes eram limitadas a duas por semana, passaram a ser ilimitadas, graças ao serviço de automatização. Houve evolução na taxa de satisfação dos parceiros. E, em pouco tempo, o número de contatos recebidos por meio de uploads aumentou em 50%. A solução de automatização foi desenvolvida pela Maitha, empresa de consultoria e soluções digitais com cinco anos de mercado.
Chamada de Data Share, a solução permite que cada parceiro da Serasa possa ter uma área própria de importação de dados de seus clientes – com os quais queria se comunicar. Neste ambiente, os dados passam por três etapas – validação, tratamento e criptografia – garantindo níveis altíssimos de segurança e privacidade. A fase seguinte é a de identificação e correlação dos dados presentes na base do cliente com as informações da Serasa. A partir daí, cada um dos parceiros parametriza sua campanha: define critérios, filtros e meios utilizados para cada campanha de cobrança, que pode ser feita por e-mail, SMS ou Whatsapp.
“O desafio era construir uma solução tecnológica escalável e que facilitasse a vida das parceiras da Serasa. Para isso, usamos a tecnologia para automatizar o processo, desde o recebimento das bases até o envio dos dados tratados para fluxos de serviços. O objetivo foi aumentar a capacidade de recebimento, cruzamento e absorção de dados de mercado e atender os clientes da Serasa em uma lógica de autoatendimento”, contou o CEO e um dos fundadores da Maitha, Phelipe Buratto.
A Solução digital desenvolvida pela Maitha para a Serasa foi reconhecida entre as top 3 do Prêmio Banking Transformation, premiação que mapeou e destacou as iniciativas mais inovadoras do ecossistema financeiro em 2023.