Considerada como uma das plataformas de soluções financeiras B2B que mais crescem na América Latina pelo Financial Times, a fintech colombiana Simetrik, tem plaos de ampliar seus negócios no Brasil de modo que, até o final de 2024, o país seja responsável por 50% de seu faturamento global. A meta é agressiva e faz parte da estratégia da empresa visando aumentar sua base de clientes locais em cerca de 60% até dezembro. Para isso, aposta nos diferenciais de seu software de tecnologia no-code, que acelera processos de gestão financeira e operacional de grandes negócios.
A Simetrik é uma plataforma de infraestrutura que facilita processos contábeis dentro de empresas de comércio eletrônico, bancos e fintechs. Ela opera por meio de um software no-code, que permite que equipes de contabilidade e de operações financeiras de grandes empresas possam manusear a tecnologia de acordo com os pagamentos e os fluxos gerados. Com isso, a tecnologia oferecida pela marca garante ao cliente seu maior benefício: a proteção de quaisquer volumes de dinheiro, que não serão mais perdidos em meio a processos burocráticos.
Esses objetivos foram estruturados após a marca ter levantado US$24 milhões em rodada de série A e US$55 milhões em rodada de série B, liderada pelo importante fundo de Growth Equity do Goldman Sachs Asset Management. O intuito é crescer sua carteira de clientes com perfis de fintech e bancos tradicionais a partir dos investimentos. Hoje, a Simetrik – fundada em Bogotá, na Colômbia – está presente em 35 países e movimenta cerca de US$150 bilhões em volume financeiro a cada ano.
“Nossos primeiros grandes clientes foram Rappi e Mercado Livre, que na ocasião já operavam fortemente no país. A partir dessa relação, fomos atraídos para cá e rapidamente conquistamos outras contas e traçamos novos objetivos. A Simetrik vem crescendo 100% a cada ano desde 2021 e o Brasil, como nosso principal mercado na América Latina, tem papel fundamental nesse processo”, informa Alejandro Casas, CEO e cofundador da Simetrik.
Desde janeiro, mês em que recebeu os aportes milionários, a fintech realoca parte substancial dos recursos captados no Brasil. O país já representa o terceiro maior mercado de atuação da Simetrik no mundo, atrás apenas de Argentina e Colômbia. Entre os principais clientes da empresa na região é possível destacar Mercado Livre, PagBank/PagSeguro, Ebanx, Nubank, Itaú, Oxxo e MadeiraMadeira.
Quanto ao futuro da Simetrik, Casas afirma: “Não queremos apenas atingir o status de unicórnio ou pensar em IPO, temos potencial para integrar a Fortune 500 e queremos mostrar para o mundo que na América Latina temos profissionais de software qualificados e capazes de desenvolver produtos de renome mundial”.