O Brasil e diversos outros países registraram nos últimos anos o aumento da inclusão financeira, porém permanecem muitos desafios relacionados à qualidade desta inclusão e seus potenciais efeitos na vida dos consumidores, principalmente os recém integrados ao sistema financeiro.
Diante deste cenário, a Gates Foundation, o Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV e o Banco Central irão realizar amanhã (25) o evento “The Journey of Financial Inclusion: from Access to Financial Well-being”, na sede da FGV no Rio de Janeiro.
A programação conta com debates norteados pelas seguintes questões: ‘Novos entrantes de baixa renda: quão vulneráveis são e como usam produtos e serviços financeiros’ ; ‘O papel da concorrência e da infraestrutura pública digital no processo de inclusão financeira’ ; ‘A qualidade da oferta de produtos e serviços financeiros: políticas e exemplos reais’; ‘Bem-estar financeiro: orientando a inclusão financeira e as políticas públicas’.
O evento, que é apoiado pelo G20, também almeja compreender o comportamento dos consumidores baixa-renda nos sistemas financeiros, bem como as novas oportunidades e riscos que os órgãos reguladores e o setor precisam considerar. As apresentações contarão com tradução simultânea.