Experiência de pagamento é diferencial para 90% dos clientes do e-commerce

A falta de opções de pagamentos e plataformas instáveis levam consumidores a falarem mal da experiência de compra. Para 90% dos clientes, o momento do checkout é um dos grandes diferenciais das marcas, segundo a 50ª Edição do WebShoppers, da NIQ Ebit. Ainda conforme a pesquisa, 24,6% acreditam que opções de pagamento ruins são alavancas para detratores.

Atualmente, o maior objetivo das empresas do varejo é reduzir os atritos da jornada dos clientes, facilitando, por exemplo, o pagamento. Entre as principais tendências para e-commerces, marketplaces e lojas online está o conceito de embedded finance, ou, no português, finanças embarcadas. Elas são ferramentas de tecnologia financeira já inseridas nos sites e apps que facilitam o momento de concluir uma transação. 

De acordo com Ticiana Amorim, sócia e fundadora da Aarin, hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance, a funcionalidade já conquistou o consumidor brasileiro. “O cliente não quer sair de onde ele está, ter que abrir outra página para finalizar sua compra, por isso é importante que as finanças estejam embarcadas”, explica.

Mas, antes de decidir que opções de pagamento oferecer, é necessário ouvir o cliente com atenção, recomenda a CEO. Dados do mercado mostram que o Pix vem crescendo e superando outras formas de transações financeiras. O método de pagamento instantâneo teve uma alta de 61% no 1º semestre de 2024, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Porém, o cartão de crédito também está entre os queridinhos dos consumidores. 

“O Pix vem crescendo muito e já está consolidado, mas quem define o melhor meio de pagamento no fim do dia é o cliente. Por isso é importante oferecer alternativas”, destaca.

Ganha-ganha

embedded finance não facilita apenas a vida dos consumidores, mas também das empresas que disponibilizam os pagamentos em sua jornada. Ticiana afirma que é possível melhorar a gestão com um maior controle dos recebimentos, e com ferramentas que já destinam e dividem os valores para seus destinos correspondentes.

“Quando o varejo oferece as melhores condições e opções de pagamentos, já no momento da compra, aumenta a chance de esse cliente finalizar a operação. Mas as finanças embarcadas são tendência também porque atendem tanto os shoppers quanto os sellers. Elas permitem a integração com ferramentas de gestão financeira da empresa, permitindo uma visualização dos resultados em menor tempo e, consequentemente, melhorando a performance”, finaliza.