Solução da Fiserv permite a estabelecimentos comerciais aceitarem Pix por aproximação

A Fiserv, Inc. (NYSE: FI), empresa de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, anunciou a disponibilidade de sua solução de Pix por aproximação que permite ao varejo e aos estabelecimentos comerciais começarem a aceitar transações pelo novo meio de pagamento. O Pix por aproximação vai agilizar e simplificar a jornada de pagamentos no país e, seguindo a agenda do Banco Central (Bacen), deve ser disponibilizado pelos estabelecimentos comerciais a todos os consumidores brasileiros até 28 de fevereiro.

A solução está disponível para todos os parceiros, canais e plataformas que são parte do ecossistema Fiserv, bem como para seus clientes de adquirência e alianças e para todos os provedores de automações comerciais interessados. Estabelecimentos usuários do SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), hub integrador de transações da Fiserv, podem atualizar seus sistemas com a nova solução sem precisar interromper suas atividades e vendas durante este processo.

A nova modalidade de Pix permite que os consumidores realizem pagamentos rapidamente, simplesmente aproximando o celular da maquininha. O monitoramento de transações realizadas no SiTef mostra que, enquanto uma transação de Pix via QR Code demora em média 40 segundos para ser concluída, uma transação com o Pix por aproximação leva aproximadamente 15 segundos, aumentando a velocidade do processamento e a conveniência para consumidores e para os próprios varejistas.

Atualmente, um dos principais desafios da experiência Pix é justamente na demora para a realização das transações, que muitas vezes leva o processo a expirar. Além de deixá-las mais rápidas, a solução da Fiserv também acelera o fluxo em loja, reduzindo filas, e adiciona uma camada extra de segurança para proteger varejistas e consumidores.

“O lançamento do Pix por aproximação é um passo crucial para tornar os meios de pagamento mais ágeis, práticos e transparentes. A Fiserv oferece a solução, documentação e suporte para que parceiros desenvolvedores de solução de automação comercial e seus clientes possam disponibilizar esta solução aos estabelecimentos comerciais e consumidores visando atender o mercado e suas necessidades. Estamos comprometidos em contribuir cada vez mais para a inovação e eficiência no setor de pagamentos no Brasil”, afirma Giuliana Cestaro, diretora de Produtos da Fiserv no Brasil.

Para o consumidor, a experiência de uso do Pix por aproximação é intuitiva e prática: basta abrir a carteira digital, clicar em Pix por aproximação, autenticar via biometria e aproximar o smartphone do dispositivo de captura da transação, assim como já faz hoje nas transações com cartões.