FinFacts revela poucas instituições financeiras explorando todas as vantagens do Open Finance

O Google Cloud, em parceria com a R/GA, anunciou a quarta edição do estudo ‘FinFacts – descobertas e oportunidades que valorizam os serviços financeiros’, revelando que poucas instituições financeiras brasileiras estão explorando todas as vantagens que o Open Finance possibilita. O estudo analisou como é a experiência de contratação de produtos e serviços financeiros e o onboarding de novos clientes nos aplicativos de 19 instituições financeiras do país, entre bancos tradicionais e fintechs.

Os resultados mostram que mais da metade (11) das instituições financeiras não exibe saldos bancários de outros bancos via Open Finance; 6 ainda não oferecem a possibilidade de realizar transações com o saldo de outra conta; e apenas 4 oferecem algum produto financeiro ou benefício logo após o opt-in do Open Finance.

A pesquisa também analisou o uso da IA em relação à experiência do cliente, apontando que 5 instituições ainda não utilizam linguagem natural em seus chatbots e apenas 6 entregaram resultados para buscas semânticas dentro de seus aplicativos.

 “Com a multi bancarização, a aceleração do Open Finance e o advento da IA, entender o cliente se torna chave. Neste sentido, as soluções de nuvem e os avanços constantes em IA facilitam para que a personalização e a experiência do cliente sejam cada vez mais fluidas e sem fricções, sendo este um diferencial para que o cliente decida qual será o seu principal banco.”, explica Ricardo Fernandes, head do Google Cloud no Brasil.

Outros pontos analisados pelo FinFacts envolvem processos como abertura de conta, facilidade de pagamento e segurança, e podem ser representados pelos seguintes dados:

•         Metade das instituições avaliadas não consegue abrir uma conta corrente em tempo real, e duas delas ainda levam mais de 72 horas para concluir o processo;

•         Um terço das instituições ainda não permite a ativação do cartão virtual antes da chegada do cartão físico;

•         5 instituições ainda não sugerem realizar um Pix a partir de uma chave copiada;

•         8 instituições ainda não oferecem medidas de segurança e um processo ágil na migração para um novo dispositivo;

•         16 instituições não exigiram uma nova autenticação logo após o cliente bloquear a tela do celular.

Para Marisa Kinoshita, Head de Marketing do Google Cloud no Brasil, o estudo FinFacts reforça a importância de as instituições financeiras olharem, cada vez mais, para a IA como uma ferramenta capaz de ajudar a promover as transformações necessárias. “Diante de todos esses desafios e a competição crescente no setor financeiro, a IA atua como uma grande aliada para oferecer experiências cada vez mais intuitivas, personalizadas e seguras, o que pode ser um diferencial para definir o nivel de relacionamento que o cliente terá com seu banco ou fintech”, conclui.