Pitaia Bank surge como primeiro banco digital baseado em Blockchain

O portal da revista Exame publicou ontem (17) uma reportagem informando que nesta semana começa a funcionar o Pitaia Bank, identificado como o primeiro banco digital brasileiro a usar o blockchain em suas transações. O objetivo do uso da tecnologia seria eliminar custos de operações e dar agilidade a transferências monetárias, mesmo que internacionais.

Em seu site, o Pitaia informa que é uma fintech brasileira de criptomoedas, com o objetivo de tornar o uso de Bitcoin simples e seguro. A empresa oferece Cartão Pré-pago, Empréstimos, Consórcios e Máquinas de POS, além de serviços como Pagamentos de boletos, recarga de celular, transferência entre contas, ATM e gateway para e-commerce.

De acordo com a reportagem da revista Exame, por enquanto as transferências ainda não podem ser feitas, em razão do uso do blockchain nas operações, mas a partir do ano que vem, será estabelecida uma parceria com um banco para viabilizar esse serviço aos clientes. Desta forma, para usar o dinheiro que está na conta, a startup oferece um cartão de débito pré-pago com saldo em reais, não em Bitcoins.

O texto informa que a startup está funcionando há dois meses, tendo sido criada pelos empresários Augusto Santos e Simone Abravanel. A equipe é formada atualmente por 43 pessoas sendo a maioria deles profissionais de TI.

Ao abrir uma conta no Pitaia Bank o cliente tem a opção de fazer investimentos em criptomoedas a qualquer momento e em qualquer lugar. O banco também tem como meta aceitar pagamentos de débito em Bitcoin.

Um levantamento do Fórum Econômico Mundial estima que 10% do produto interno bruto global estará em blockchain até 2027.