Ninguém quer pegar fila no caixa do supermercado, nem mesmo esperar pelo entregador buscar sinal para sua maquininha enquanto a pizza esfria. Não adianta mais ter apenas um produto bonito que não seja funcional, ou um estabelecimento físico ou virtual que não seja organizado, fazendo com que a hora do pagamento seja uma dor para o cliente. A experiência do usuário se tornou fundamental para a imagem de qualquer marca que lida diretamente com seu público.
O momento é de “uberizar” o pagamento, fazer com que o ato seja mais natural. E a tecnologia é o caminho. O Sem Parar revolucionou ao oferecer a possibilidade de passar pelos pedágios e estacionamentos sem se preocupar com bilhetes e guichês. Os cinemas já têm a fila das bilheterias absorvidas pelos totens de autoatendimento.
A expansão do mundo digital mobile permite que varejistas internacionais apresentem experiências diferentes, como provar uma roupa na loja e comprá-la pelo smartphone. Programadores e desenvolvedores agora podem buscar um universo de possibilidades para a criação de aplicativos e serviços web de destaque – especialmente com os sistemas operacionais e softwares livres e de código aberto, que chegam também ao mundo dos pagamentos. Hoje em dia, está acessível a criação de aplicativos que processem as transações de forma segura com sistemas multibandeiras. Imagine o quão simples, rápido e seguro seria se, no ato do pedido, o cliente pagasse a pizza pelo próprio celular?
A adquirente Stone, por meio de seu Dev Center – http://dev.stone.com.br –, inova no mercado brasileiro ao disponibilizar aos desenvolvedores as interfaces para aplicação (APIs) e documentações, com tudo que é preciso para incluir uma solução de pagamento em seus aplicativos. Essa abertura proporciona a criação de diversas ferramentas integradas que oferecem novas experiências ao consumidor, como o produto desenvolvido em parceria com a carteira virtual Kiik, que permite o pagamento pela câmera do celular ao fotografar um QR Code nas maquininhas de cartões da Stone.
Em uma época em que fazemos tudo pelo smartphone, a união entre especialistas do mercado financeiro e tecnologia é fundamental para trazer ao mercado aplicações que descompliquem cada vez mais o dia-a-dia das pessoas, com praticidade, eficiência e, sobretudo, segurança.
Augusto Lins é diretor da Stone, nova adquirente de cartões de crédito e débito especializada em mobile – www.stone.com.br