A edição 2017 da tradicional feira e congresso CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION teve início na manhã desta terça-feira (24) no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP) tendo como tema de abertura “Inovações em meios de pagamentos: como será o futuro sem dinheiro”. O assunto foi explorado pela Managing Director, Banking Strategy Latam, da consultoria Accenture, Edlayne Altheman Burr. Ela usou dados da pesquisa Banking Technology Vision 2017, para afirmar, entre outras coisas, que 91% dos entrevistados concordam que a inteligência artificial revolucionará a interação com os clientes.
Edlayne falou principalmente sobre tendências tecnológicas e como os consumidores estão reagindo a elas. “A indústria de meios de pagamento passa por uma remodelação; hoje 71% das instituições financeiras do Brasil já consideram entrar em um consórcio de tecnologia que vão definir as regras dessa indústria”, explica a executiva.
A disrrupção dos modelos causada pelas fintechs também foi tratada como um marco da nova era dos serviços bancários e de pagamentos. O uso da inteligência artificial e a forma como as informações – dados – são captadas e tratadas proporcionam novos modelos de interação com o dinheiro.
De acordo com a consultoria, do universo de usuários dos sistemas de pagamento no país, 14% já representam aqueles que aderiram fortemente ao pagamento digital em suas transações. Esse público é formado essencialmente dos chamados “millennials”.
Há, porém, um público mais conservador, 37%, que prefere seguir as regras de mercado e ainda usam somente os meios bancários tradicionais. Cerca de 26% do público pesquisado é formado por empreendedores, que têm necessidades financeiras muito mais complexas do que pessoas físicas. Seu poder aquisitivo é mais alto do que a maioria. Por fim, 23% das pessoas são definidas como “experimentadores”, que necessitam de operações mais simples e ágeis para as operações do dia a dia.
Em função dessas diretrizes, os players do setor financeiro planejam seus portfólios para atender às demandas orientadas pelos estudos. São as novas experiências dos consumidores que passam a gerar novos produtos e ofertas.
A CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017 segue até quinta-feira, 25 de maio. A programação do congresso pode ser conferida no link: https://www.cards-expo.com.br/pt/congresso/agenda.html. A exposição está aberta entre 13h e 19h.