Detecção de vazamentos na deep e dark web será tema em evento

No dia 4 de abril, São Paulo será o palco do Oracle CloudWorld Tour, considerada a maior reunião de clientes e parceiros da companhia com o objetivo de descobrir novos insights sobre a infraestrutura de nuvem, banco de dados, aplicações e tecnologias para desenvolvedores, diretamente junto às pessoas que os criam e usam as ferramentas da empresa. Na ocasião, o Gestor de Produtos e Desenvolvimento do SafeLabs, Odair Gonçalves, será o responsável por abordar uma das principais tendências de cibersegurança da atualidade que é o monitoramento constante do vazamento de dados sensíveis, como credenciais, nos ambientes digitais da Internet, a Surface, Deep e Dark Web.

A palestra “A segurança cibernética como um mantra”, será realizada pelo executivo às 11h45, quando ele apresentará os benefícios da adoção de uma postura de prevenção proativa e a forma como a Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes tem avançado no sentido de permitir às empresas se antecipar à ação dos fraudadores. O assunto será abordado em um painel com a participação do Diretor Sênior de Engenharia da Oracle, Marco Righetti.

O gestor do SafeLabs chama a atenção para o fato de que em 2023 o custo médio total de uma violação de dados registrou o valor mais alto de todos os tempos ao atingir a marca de US$4,45 milhões, de acordo com um estudo do Ponemon Institute. “Além de amargar prejuízos financeiros deste porte, as empresas vítimas de ataques também sofrem com repercussões legais e de reputação, cujos valores são incalculáveis. Desta forma, as ferramentas que permitem agir antes que o golpe seja efetivado estão cada vez mais modernas e robustas além de serem cada vez mais procuradas pelo mundo corporativo”, afirma.

Gonçalves mostrará alguns resultados obtidos neste sentido pelo SafeLabs junto a seus clientes com o uso da solução MANTIS DRPS, uma tecnologia 100% brasileira, facilmente integrável com as principais soluções de SIEM, SOAR e ITSM do mercado. Ela trabalha na detecção e resposta a casos de exposição de dados sensíveis e credenciais tanto na camada comum da Internet (surface) como em ambientes mais complexos como a deep e a dark web. Através deste monitoramento a ferramenta protege seus usuários contra campanhas de phishing, vazamento de informações, identifica infraestruturas críticas expostas, entre outras. “Monitoramos diariamente mais de 40 terabites de dados sendo que graças a esta capacidade a solução já foi capaz de mais de 1 milhão de ativos, em mais de 10 mil incidentes de segurança solucionados para mais 600 clientes ativos “, conclui.