Na segunda-feira (14), primeiro dia da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), a fintech Yubb, buscador de investimentos online e gratuito, colocou no ar o primeiro vídeo de uma série de três que desenvolveu junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com o objetivo de explicar ao investidor e ao público em geral os objetivos e o funcionamento do órgão regulador.
“Os vídeos abordam aspectos da CVM que são muito importantes para qualquer pessoa que aplica o seu dinheiro. O primeiro da série, que já está no ar, mostra quem é a CVM, sua história, atuação, relevância, quais investimentos regula e outras atividades que desenvolve. De forma dinâmica e irreverente, o vídeo mostra a instituição por dentro”, conta Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.
O segundo vídeo mostrará como um investidor pode entrar em contato com a CVM para fazer denúncias e conhecer seus direitos, por exemplo. Além disso o material mostrará quais são os canais de atendimento ao cidadão existentes para isso.
Já o terceiro vídeo abordará a base de dados da CVM para que as pessoas possam consultar o registro de uma instituição e, assim, poder identificar possíveis fraudes no mercado.
“Muitas pessoas nos perguntam se instituições financeiras, como corretoras, por exemplo, são seguras, confiáveis ou podem ser fraudulentas. Neste vídeo, explicamos como verificar se uma empresa de investimento possui autorização para funcionar, quais precisam de autorização da CVM e como consultar a lista de regulados”, explica Bernardo.
Divulgar tais informações é uma das iniciativas do Yubb para difundir a educação financeira no Brasil. Com o objetivo de impulsionar cada vez mais a prática de investimentos entre os brasileiros, o buscador exibe as melhores opções de investimento para cada usuário de acordo com a quantia que deseja investir e o tempo em que deseja ter o retorno.
“De forma gratuita e online, mensalmente mais de 6 milhões de investimentos são buscados e cerca de 100 mil pessoas acessam a fim de encontrar bons investimentos. Estamos honrados por ser o primeiro canal do YouTube a gravar vídeos dentro da CVM”, finaliza o fundador do Yubb.