O concurso CODE_n CONTEST, realizado na Alemanha, como parte do new. New Festival, evento anual focado em transformação digital e modelos de negócios disruptivos, consagrou a fintech Airfox, criada pelo brasileiro Victor Santos e sediada nos EUA, que opera por meio de um programa de micro empréstimo baseado em blockchain. A solução ficou em primeiro lugar nas categorias ‘Melhor Startup” e ‘Melhor Modelo de Negócios’, entre 300 participantes vindos de 42 países.
Na fase final da competição, realizada em Stuttgart, 50 startups apresentaram seus modelos de negócios para um público internacional. Na ocasião a Airfox venceu o painel de julgamento do CODE_n CONTEST e foi declarada vencedora do “Prêmio CODE_n geral” com um prêmio em dinheiro de € 15.000.
“Esta é a primeira vez que realmente conseguimos compartilhar nossa missão com a comunidade europeia. Toda essa experiência foi tão surpreendente para mim e para a Airfox”, Katie Sedat, diretora de marketing da Airfox.
“Selecionar os finalistas de mais de 300 aplicativos não foi tarefa fácil. Todos os finalistas estão operando em um nível absolutamente superior tecnologicamente, economicamente ou em termos de visão. Estou muito satisfeito por poder parabenizar os vencedores “, declarou Moritz Gräter, diretor administrativo da CODE_n. O CODE_n é um centro de inovação intersetorial para empreendedores e empresas estabelecidas. O foco é colocado diretamente na promoção de novos modelos de negócios digitais sustentáveis.
Segundo matéria publicada pelo portal Ecommercenews, a Airfox desenvolve soluções financeiras para o público desbancarizado de baixa renda em países emergentes, como o Brasil, o México e a Índia. Com um aplicativo desenvolvido para smartphones Android, a startup permite que os usuários façam empréstimos, transferências de dinheiro, pagamento de boletos e recarga em cartões de transporte público, sem precisar abrir conta em banco.
Graças ao uso de inteligência artificial, machine learning e tecnologia blockchain, a Airfox consegue oferecer estes serviços sem cobrar as altíssimas tarifas e taxas de juros praticadas pelos grandes bancos brasileiros. Para ganhar escala em suas operações no Brasil, a empresa fechou um acordo, em setembro, com a Via Varejo, gigante do comércio varejista que controla as redes Casa Bahia e Ponto Frio.