Revista CIAB Febraban destaca criação de fintechs internamente pelos próprios bancos

A edição de novembro/dezembro da revista CIAB Febraban, disponibilizada ontem (18) pela Federação Brasileira de Bancos, chama a atenção, em sua matéria de capa, para a criação de fintechs como iniciativa das próprias instituições financeiras tradicionais utilizando suas estruturas internas e seus colaboradores.

A reportagem cita como exemplo o Santander, que começou há sete meses a desenvolver duas empresas inovadoras, apartadas do banco, com tecnologia e marketing próprios e prontas para disputar mercado no segmento específico em que atuam. Uma delas tem foco no mercado de benefícios e outra, uma plataforma digital de investimentos, deve começar a operar em 2019.

A Caixa também é citada, por ter fintechs criadas dentro de casa, como uma seguradora 100% digital, e outra para conceder crédito habitacional de forma digital. Outro exemplo é o Laboratório Avançado Banco do Brasil (LABB) no Vale do Silício, nos EUA, e outro, em Brasília, para desenvolver projetos de funcionários, selecionados por meio de um programa interno.

O texto ressalta ainda que além do desenvolvimento das startups, os bancos ainda investem em programas para impulsionar negócios inovadores e criam ações que vão desde a criação de negócios digitais, incubando projetos que acelerem a transformação, até a parceria com startups e fintechs para novos produtos e serviços aos seus clientes.

Além disso, as instituições também incentivam a participação de funcionários em programas de inovação internos, concursos, hackatons e maratonas, desenvolvendo soluções bancárias tanto para clientes dos bancos quanto para a sociedade em geral.

A revista pode ser baixada de forma totalmente gratuita.