O estudo “As tendências de meios de pagamento no Brasil em 2019” divulgado na terça-feira (22) revelou que o valor investido em fintechs de meios de pagamento no Brasil alcançou a marca de R$ 1,5 bilhão em 2018. O valor significa um crescimento superior a sete vezes o montante arrecadado em 2016 (R$203 milhões).
O levantamento foi realizado pelo boostLAB, programa de potencialização de startups do BTG Pactual, realizado em parceria com a aceleradora ACE Cortex. Em entrevista para a revista Época NEGÓCIOS, o sócio responsável pelo boostLAB, Frederico Pompeu, citou os IPOs da Stone e da PagSeguro como exemplos de grandes transações ocorridas no ano passado.
Além de ressaltar que entre os cinco unicórnios anunciados no ano passado, três são empresas de meios de pagamentos (Nubank, PagSeguro e Stone), a pesquisa destacou que entre as 422 fintechs em atuação no Brasil, 114 atuam em meios de pagamentos.
Uma matéria publicada pelo portal TI Inside sobre o estudo traz um diagnóstico do setor no país no qual são apresentados dados como o fato de que no Brasil, 34% do consumo das famílias já é feito por meio eletrônico; 82% das operações de crédito são provenientes de cinco bancos; e 30% da população não tem acesso formal a serviços bancários.
Em termos de cenários para o futuro, a análise do boostLAB cita o mercado chinês como modelo que pode ser adotado com ênfase em inovações como a biometria facial usando sorriso como forma de autenticação, passando por ecossistemas complexos como os desenvolvidos por Alibaba, AliPay, e WeChat.