A BPP (ex- Brasil Pré-Pagos), fintech especializada em meios de pagamento, anunciou ontem (30) o lançamento de sua carteira digital. Apresentada como a primeira e única wallet brasileira com a tecnologia de pagamento por aproximação por tokenização, a BPP Pay por enquanto está disponível somente para usuários do sistema operacional Android e aceita os cerca de 1 milhão de cartões emitidos pela própria empresa.
A BPP Pay é apoiada pela tecnologia Visa Token Service (VTS), desenhada para permitir a realização de compras sem expor detalhes que possam ser comprometidos por fraudadores. Ela substitui informações importantes, como os 16 dígitos do cartão, data de validade e código de segurança, por um identificador digital único chamado Token de Pagamento, permitindo compras mais seguras em dispositivos móveis.
Com o aplicativo BPP Pay também será possível realizar pagamentos via QR Code e validação de biometria, como digital e/ou pin, ou até mesmo reconhecimento facial, a depender se o smartphone utilizado possui as funcionalidades disponíveis, sendo também necessária autorização do cliente para a sua utilização.
A empresa cita números do estudo Global Payments Report 2017 da Worldpay, para afirmar que o uso da carteira digital no Brasil deve dobrar, passando de 15% (dado atual) para 31% em 2021.
Outro motivo de entusiasmo são os dados da própria Visa em relação à adoção e uso dos Pays. Os números mostram uma curva de crescimento superior a 431% no número de transações Visa com os Pays entre os primeiros seis meses de 2018 em comparação com o mesmo período em 2017.
Além do Brasil, por meio da BPP International, a fintech também está mirando o mercado latino americano que tem demandado por carteiras como esta, pois, segundo a empresa, boa parte dos países situados nessa região ainda não tiveram acesso ao Samsung Pay ou Google Pay.