A ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) anunciou ontem (24) ter representado o Brasil no primeiro acordo de cooperação internacional entre associações de fintechs, assinado com a Índia, como um primeiro passo para uma futura aliança entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Segundo nota publicada no portal SEGS, a assinatura do acordo aconteceu no dia anterior, em uma conferência em Mumbai, na Índia. O evento foi acompanhado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e pelo governo indiano.
A diretora da ABFintechs, Ingrid Barth, explicou que a iniciativa pode dar início a intercâmbios de conhecimento em inovação e tecnologia com o ecossistema da Índia. “Nós, fintechs brasileiras podemos avançar mais rápido nos desafios se soubermos como eles estão lidando com os deles, já que os ambientes são similares em diversos aspectos”, disse.
O texto diz que nesta conferência serão exploradas as primeiras oportunidades de cooperação e parceria entre as fintechs do Brasil e da Índia. Ambas as economias estão em processo de modernização pela inclusão financeira promovida pelas fintechs.
A cooperação entre os países deste bloco em serviços financeiros pode evoluir inclusive para a adoção de soluções em conjunto no que se refere a pagamentos. No final do mês de março, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) repercutiu uma notícia publicada pelo jornal russo Izvêstia que informava sobre a existência de um projeto para a criação de um novo sistema unificado de pagamentos, o BRICS Pay, que poderá ser usado em todos os tipos de compras nos cinco países membros.
Segundo a matéria, os países têm a intenção de criar uma carteira on-line especial que combinará os sistemas de pagamento de todos os países do grupo e funcionará de maneira parecida ao sistema do Samsung Pay e Apple Pay, por exemplo.
De acordo com a publicação, o primeiro protótipo seria lançado ainda no mês de abril, na África do Sul.