A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), agência brasileira de inovação, informou ontem (12) que colocará em operação em breve uma plataforma digital de conectividade e negócios voltada ao ecossistema de inovação brasileiro. Chamada de Hub Finep de Inovação a iniciativa terá como um dos seus principais objetivos conectar instituições de ensino e pesquisa ao governo e à indústria.
Em reportagem publicada pela Agência Brasil, o presidente da Finep, general Waldemar Barroso Magno Neto afirmou que o organismo vai funcionar de modo a conectar os principais atores.
“Será um ambiente virtual, em que os interessados passarão a ter informações sobre oportunidades. Eles também poderão ofertar suas competências, de modo que teremos uma grande sinergia e racionalização e faremos com que as ações empreendedoras tenham realmente sobrevivência e resultados positivos”, disse.
Seu argumento é que a tecnologia permite compartilhar conhecimentos, oportunidades, serviços e negócios. Desta forma será possível construir o perfil do interessado e criar um ambiente de contatos, além de ter acesso à postagem de toda a rede. A plataforma contará ainda com informações sobre chamadas públicas e oportunidades em incubadoras e aceleradoras.
O anúncio foi feito durante o Innovation Summit, evento que está acontecendo em Florianópolis e tem o encerramento programado para amanhã (14). Segundo as informações apresentadas, o Hub Finep de Inovação deve começar a funcionar em breve.
“Estamos estimando que, em cerca de três meses, já teremos o protótipo”, disse Magno Neto ressaltando que apesar dessa expectativa vai depender, naturalmente, da aceitação do conceito, para que a evolução das fases. A plataforma estará disponível na página da Finep na internet.