O Open Banking Week, evento que está sendo realizado de forma virtual e gratuita pela comunidade Open Banking Brasil prossegue até sexta-feira (5) com uma programação de mais de 40 horas envolvendo mais de 50 palestrantes entre representantes de diversas instituições relevantes no mercado de tecnologia e finanças.
O objetivo da iniciativa é fomentar discussões que irão enriquecer esse ecossistema, principalmente no novo cenário pós-pandemia, no qual a tecnologia e o digital estão no centro de todos os negócios.
Um dos destaques será a palestra “O fim do supermercado financeiro: perspectivas e aplicações do Open Banking no Brasil”, realizada pelo Head de Estratégia da Quanto, Gustavo Bresler na sexta-feira(5) às 13 horas. Nela será abordado o contexto do Open Banking brasileiro avaliando aspetos sobre como bancos, fintechs e empresas de diversos segmentos já estão mudando o Sistema Financeiro Nacional com o Open Banking antes mesmo da regulamentação entrar em vigor.
O executivo abordará ainda possibilidades futuras como o fim do cheque especial e da conta corrente, assim como as mudanças radiais no mercado de crédito, entre outros temas.
“O Open Banking é uma das principais iniciativas que contribui para a modernização do nosso sistema financeiro. Por isso, um evento como o Open Banking Week é fundamental para o compartilhamento de conhecimento e informações relevantes sobre o tema e para estimular a cooperação entre os principais players do setor. O momento atual impõe desafios, mas, ao mesmo tempo, abre inúmeras oportunidades para uma economia mais aberta, tecnológica e democrática”, afirma Rogerio Melfi, Especialista em Novas Plataformas da TecBan e palestrante do evento.
A Open Banking Week conta com patrocinadores como TecBan, GR1D, Fintech School, Sinqia, Transfeera; além do apoio da Hackathon TecBan, smartcerts.co, Open Banking Radar, Shawee, TORQ, Abfintechs, ABO2O e Cantarino Brasileiro.