A Mastercard anunciou terça-feira (23) a aquisição da Finicity, uma provedora de acesso em tempo real a dados e insights financeiros líder na América do Norte. O preço de compra foi de US$ 825 milhões sendo que os acionistas da fintech poderão ganhar até US$ 160 milhões adicionais, se as metas de desempenho forem cumpridas.
“O sistema bancário aberto é uma tendência global crescente e um espaço estrategicamente importante para nós. Com a incorporação da Finicity, esperamos não apenas progredir em nossa estratégia de open banking, mas também aprimorar a forma como apoiamos e aceleramos a economia digital de hoje em vários mercados”, disse o Presidente da Mastercard, Michael Miebach.
Há vários anos a Mastercard vem investindo nesse modelo, incluindo o lançamento, em 2019, de um conjunto de soluções abrangentes de Open Banking na Europa.
Em comunicado à imprensa, a MasterCard explica que a aquisição promove a companhia como um forte parceiro bancário aberto para fintechs e instituições financeiras. O texto diz que a tecnologia da Finicity e seus funcionários aprimorarão as soluções de Open Banking existentes na Mastercard, permitindo que se expandam na América do Norte e em outras regiões importantes.
Hoje, o Open Banking da Mastercard na Europa possui conexões com mais de 1.800 instituições financeiras. Com uma conexão direta com o ecossistema bancário, de empréstimos e de gestão de patrimônio da América do Norte, a Mastercard ampliará o alcance da Finicity para se tornar um parceiro único para atender às necessidades de pagamento, gestão de dados e Open Banking de qualquer consumidor, banco, comerciante, fintech, governo,.
Após a conclusão da transação, a tecnologia e a experiência existentes da Mastercard, unidas às novas plataformas de análise da Finicity, ajudarão a otimizar o processo de decisão de crédito tanto para consumidores como para pequenas empresas.
Além disso, a integração das ferramentas de verificação do proprietário da conta da Finicity aos recursos da nova plataforma de pagamento da Mastercard proporcionará uma experiência aprimorada de pagamentos em tempo real para consumidores, comerciantes e empresas.