O Banco Central recebeu ontem (8) um novo projeto que tem como objetivo conseguir a autorização para o início das transações de pagamento e transferência de dinheiro pelo WhatsApp. De acordo com uma reportagem publicada pelo portal da revista Exame, a proposta apresentada em conjunto pela Mastercard e pela Visa prevê a criação de um arranjo de transferência dentro do modelo de pagamento. Desta forma a estrutura estaria mais próxima de atender aos direcionamentos do órgão regulador.
Segundo a publicação, o novo sistema teria um processo que começaria com o aplicativo solicitando um token (uma chave) para a Cielo dar entrada na transação. Na sequência esse dispositivo seria repassado para as bandeiras.
Em nota publicada pela Mastercard é explicado que o novo modelo possui embarcadas as tecnologias Mastercard Send, plataforma global interoperável que permite o envio rápido e seguro de fundos, e Mastercard Digital Enablement Service (MDES), solução de tokenização da Mastercard que protege as informações do cartão do consumidor e permite transações seguras e criptografadas. Por parte da Visa, a tecnologia usada é a Visa Direct, que permite a transferência de dinheiro de uma credencial de pagamento para outra.
“Acreditamos que essa é a maneira mais direta e eficaz de avançar com o projeto e estamos confiantes que o modelo protocolado oferece os mais altos padrões globais de segurança, interoperabilidade e não discriminação entre os participantes do arranjo pagamento, endereçando as preocupações do regulador”, afirma a Mastercard, no texto.
“Click to Pay”
Além do projeto com o WhatsApp, a Mastercard anunciou, também ontem, que está iniciando os preparativos técnicos para implementar no Brasil e no México o checkout online “Click to Pay”, com base no padrão EMV® Secure Remote Commerce.
Em comunicado, a bandeira informa que a solução tem o objetivo de tornar a finalização de pagamentos online simples e segura para os consumidores em sites, aplicativos e dispositivos conectados, substituindo a inserção dos dados de pagamento e informações no momento do checkout, processo que demanda muito tempo. A solução avançada de checkout digital reflete a experiência consistente e interoperável da finalização de pagamentos em lojas físicas – com um terminal para aceitar todos os pagamentos com cartão.
Para os comerciantes, isso significa uma solução de pagamento mais eficiente que ajudará a reduzir as taxas de abandono de carrinho de compras, bem como uma maneira de oferecer várias bandeiras de cartões para finalização de pagamento digital em uma integração perfeita. Para os consumidores, isso significa maior consistência e menos etapas ao final da compra, independentemente da escolha de pagamento.