Uma pesquisa publicada ontem (13) pela plataforma de busca e comparação de softwares Capterra, revelou um nível de aprovação maior das pequenas e micro empresas em relação aos serviços prestados pelas fintechs na comparação com as instituições financeiras tradicionais.
De acordo com um levamento feito junto a 349 gerentes responsáveis pelas áreas financeira e de contabilidade, 71% das PMEs que utilizam fintechs têm um nível de confiança considerado alto (55%) ou muito alto (16%) nos serviços contratados. Quando a mesma pergunta é respondida pelas empresas que usam instituições financeiras tradicionais a avaliação cai para 28% e 4%, no mesmo critério.
Diferenciação semelhante acontece quando a análise é feita no quesito satisfação. O trabalho afirma que 57% dos executivos ouvidos dizem estar satisfeitos com os serviços contratados pelas fintechs e 18%, muito satisfeitos. Entre as empresas que usam instituições financeiras tradicionais, os números caem para 14% e 2%, respectivamente.
Segundo reportagem do portal SEGS sobre o assunto, do total de entrevistados, 51% afirmaram que os seus negócios utilizam os serviços de uma fintech para uma ou mais das seguintes áreas: pagamentos, gestão financeira/contabilidade, empréstimo/negociação de dívidas, investimentos, blockchain e bitcoin, seguros e financiamento coletivo.
As fintechs de pagamento (60%) e de gestão financeira/contabilidade (61%) são as mais usadas entre as pequenas empresas.
Três de cada quatro entrevistados apontam a praticidade como o principal motivo de sua empresa ter migrado para uma fintech em alguma das áreas analisadas e mais da metade (56%) destaca a menor burocracia para contratar serviços. Por outro lado, apenas um de cada três ressaltou a variedade de serviços oferecidos por essas instituições como motivo da escolha.