A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros apoiadores estão iniciando hoje (5) no Brasil uma série de eventos que marcam a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW 2020). A programação, que terá transmissões ao vivo, trará como destaque discussões a respeito do ecossistema fintech, criptoativos, pirâmides financeiras, educação financeira, fraudes, blockchain, e o papel da CVM no mercado de capitais.
“No momento em que o número de investidores no Brasil alcança patamares inéditos e, ao mesmo tempo, crescem ofertas irregulares e golpes financeiros, a educação financeira ganha ainda mais importância como a primeira linha de defesa do investidor. Foi pensando nos investidores que a Semana Mundial do Investidor foi lançada pelas Comissões de Valores Mobiliários de mais de 80 jurisdições em todo o mundo”, explica o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, José Alexandre Vasco.
Segundo ele, com a pandemia, a maioria dos eventos será realizada de forma remota e nas redes sociais, o que permitirá alcançar um número maior de interessados. “A CVM convida todos a participarem e terem acesso gratuito a conhecimentos técnicos e imparciais, sem conteúdo comercial”, diz.
Alguns dos principais eventos nas redes sociais da CVM são os seguintes:
- As Fintechs e o Mercado de Investimento
Data: 5/10/2020 – 14h
Convidado: Isac Costa, analista de mercado de capitais da CVM
Acesse: https://www.youtube.com/CVMEducacional
- Criptoativo: Riscos e cuidados
Data: 9/10/2020 – 10h
Convidado: Isac Costa, analista e mercado de capitais da CVM
Acesse: https://www.youtube.com/CVMEducacional
- Fraudes, Pirâmides e Esquema Ponzi: Cuidados ao investir
Data: 8/10/2020 – 10h
Convidado: Luis Felipe Lobianco, analista de mercado de capitais da CVM