A empresa especializada em pesquisas de mercado Global Industry Analysts Inc., (GIA), divulgou no final da semana passada o estudo “Digital Insurance Platform – Global Market Trajectory & Analytics” que apresenta novas perspectivas sobre oportunidades e desafios para o setor de seguros no mercado pós-COVID-19. De acordo com o levantamento, o mercado global de Plataformas de Seguros Digital estimado em US $ 102,2 bilhões no ano 2020, está projetado para atingir um tamanho revisado de US $ 169,2 bilhões em 2026, crescendo a um ritmo de 9% ao ano no período de análise.
Segundo os autores, o setor de seguros tem sido bastante rápido em aproveitar a oportunidade de digitalização apresentada pela eclosão da pandemia COVID-19. A pandemia fez com que as seguradoras intensificassem os esforços para digitalizar suas operações e processos, abrir caminhos para novos modelos de negócios e novos fluxos de receita e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência digital única e contínua ao cliente.
“A pandemia desencadeou um movimento digital colossal e sem paralelo, em que as seguradoras estão simplesmente reforçando sua transição para o meio digital; ou explorar tecnologias inovadoras e / ou colaborar com parceiros de tecnologia existentes ou Insurtechs para o desenvolvimento de novas ferramentas e modelos; ou ainda estão explorando rotas não convencionais para terceirizar soluções, a fim de trazer agilidade às suas operações”, afirma o documento.
Segundo o texto, existem também outros atores deste segmento que estão trabalhando para melhorar seus negócios, introduzindo provas de conceito e produtos rápidos mínimos viáveis para geração rápida de soluções.
Os provedores de seguros têm sido particularmente sensíveis à situação digitalizando as duas principais áreas preocupantes, seus centros de contato e funções de sinistros, que têm estado na ponta receptora desde o surto da pandemia. Além de automatizar e agilizar processos, principalmente envolvendo subscrição inteligente; as seguradoras têm aprimorado o uso de dados externos e não estruturados e estruturados; e estudar maneiras de usar gráficos de conhecimento que lhes permitem identificar tendências de dados correlacionados.
Mesmo que os provedores de seguros percorram o roteiro digital para alinhar seus negócios com as tendências atuais do mercado para torná-los lucrativos, eles provavelmente enfrentarão desafios devido à falta de conhecimento sobre o futuro cenário operacional e podem até enfrentar dificuldade para tomar decisões rápidas de tecnologia que impactaria seus modelos operacionais futuros.
“No entanto, sem escolha a não ser adotar a digitalização, as seguradoras precisam trabalhar para alcançar o equilíbrio entre a necessidade de investir em tecnologia digital e suas preocupações com custos para atrair clientes que não estão mais aderindo às experiências tradicionais.”, conclui a GIA.