O Banco Central realizará amanhã (13), das 10h às 11h, um evento on-line, com transmissão pelo Canal do BC no YouTube, para falar sobre a chegada, nesta data, da segunda fase do Open Banking, que, na prática, dá início à etapa de compartilhamento de dados cadastrais e transacionais mediante prévio consentimento do cliente titular dos dados.
O evento terá uma palestra de abertura do Diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso. Na sequência será realizada uma mesa redonda com as presenças de outros diretores da instituição como João André Calvino Marques Pereira, Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro e Aristides Andrade Cavalcante Neto, Chefe adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação. A conversa será moderada pelo Chefe do Departamento de Comunicação da instituição, Eduardo Daniel de Souza.
Em comunicado à imprensa, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) explicou que nesta etapa os participantes registrados no Open Banking poderão trocar dados de cadastro (como nome, endereço, renda e CPF), bem como dados de movimentação financeira (como informações sobre contas, cartão de crédito e operações de crédito, como empréstimos e financiamentos), sempre a partir do consentimento do cliente.
“É nesta segunda fase de implementação que se iniciará uma interação mais direta com o cliente final. O Open Banking no Brasil, embora com um cronograma muito desafiador e um escopo bem abrangente, incentiva a inovação e tende a intensificar as ofertas de valor para os usuários, com novos produtos e serviços, acelerando a transformação digital do mercado financeiro. A expectativa do setor bancário com sua implantação completa é bastante positiva”, avalia Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.
O texto cita como exemplo a possibilidade de o consumidor conectar sua conta bancária a um aplicativo que analisará sua vida financeira, resultando em sugestões de investimentos ou até mesmo na recomendação de produtos e serviços mais personalizados e com condições que melhor se adaptem à sua necessidade. Outra possibilidade trazida pelo Open Banking é reunir em um único aplicativo os dados de contas em diferentes instituições, consolidando as informações e proporcionando ao consumidor uma melhor visão de toda a sua vida financeira.
Na prática, a partir da segunda fase, a instituição que receber as informações de cadastro e de movimentação financeira do cliente, após seu consentimento, poderá fazer propostas de crédito, de investimentos e de outros serviços de forma mais personalizada, e que tragam melhores condições ao cliente.
Nesta fase poderão surgir aplicativos que fazem gestão financeira, simulações de crédito, investimentos, empréstimos em diversas instituições, com base na movimentação financeira do consumidor e em outras informações que poderão ser agregadas.
Os consentimentos dos clientes serão dados sempre por meio eletrônico e dentro do ambiente de autenticação do banco. Não será solicitada nenhuma informação ao cliente que o banco já não tenha. Será uma jornada que envolverá dois participantes: uma instituição que está oferecendo um produto, e que irá buscar o consentimento expresso e explícito do cliente; e a instituição com a qual o cliente tem relacionamento e irá compartilhar os dados a pedido dele após autenticação no aplicativo do banco. Todos estes consentimentos serão dados de forma eletrônica e na tela do celular ou do computador, de forma muito intuitiva e simples.
O cliente saberá qual instituição receberá seus dados, a origem da instituição de onde o dado está sendo compartilhado, e por quanto tempo isto irá ocorrer. A autorização é por tempo determinado e para uma finalidade específica, e a qualquer momento o cliente poderá cancelar aquele consentimento.
A segunda fase do Open Banking será implementada de maneira escalonada. Nas quatro primeiras semanas (de 13/08 a 12/09), as instituições poderão iniciar as trocas de informações cadastrais dos clientes, como endereço, renda e dados pessoais. No período de 13/09 a 26/09 terá início a troca de informações relacionadas a contas de movimentação. De 27/09 a 10/10 poderão ser trocadas informações de operações de crédito e de cartões de crédito. E a partir de 11/10, todas as APIs estarão em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.