Criada em 2017 tendo como plano de negócios o combate aos altos valores cobrados em taxas pelos bancos tradicionais, a Transfeera, fintech de gestão e processamento de pagamentos, cobrança e validação de dados bancários para empresas ganhou um impulso neste objetivo com a chegada do Pix. A startup afirma que conseguia oferecer uma economia de mais de 75% em taxas de TED e DOC para empresas do segmento de marketplace. Com o início da operação do Pix, essa economia agora pode ser superior a 90%.
O dado faz parte de um levantamento interno da empresa, realizado entre fevereiro de 2020 e setembro de 2021, que apontou um crescimento de 150% no número de clientes do setor, que passaram a usar a solução da startup. Atualmente, a fintech já atende mais de 45 marketplaces e pretende expandir a atuação no ramo.
Segundo o Diretor Comercial da Transfeera. Fernando Nunes, a empresa oferece um melhor custo-benefício para empresas que transacionam altos volumes e fazem pagamentos em lote. “Surgimos justamente da necessidade do mercado em combater as altas taxas de TED e DOCS. Para empresas com muitas transações, como o segmento de marketplace que cresceu muito nos últimos dois anos, essas taxações sempre trouxeram um custo elevado para as operações”, afirma.
Em comunicado à imprensa, a empresa afirma que de acordo com os valores regulamentados pelo Banco Central, para a realização de um TED o custo é cerca de R$11, podendo ser negociado de acordo com o porte do marketplace. Já na Transfeera, o valor por transação feita pela plataforma fica em média entre R$0,85 e R$0,30, a depender da quantidade de pagamentos.
O estudo interno realizado pela startup também revelou um aumento de 1.271% na quantidade de pagamentos desde o início de 2020, considerando as modalidades TED, DOC e via PIX, a partir deste ano. Ou seja, mesmo após a chegada do novo método de pagamentos do Banco Central, a plataforma segue como opção mais adequada para a necessidade de gestão financeira do mercado de marketplaces. A tecnologia da fintech consegue diminuir em mais de 50% o custo individual de cada transação (PIX), uma vez que define os valores a serem cobrados, de acordo com a quantidade contratada pelo cliente.