A Autoridade Monetária de Moeda Digital (DCMA) apresentou hoje (22) uma estrutura global de conformidade regulatória para a adoção mais ampla de serviços bancários e financeiros de criptomoedas e ativos digitais. A Unidade Monetária Universal, uma subsidiária do DCMA, lançou os padrões e o protocolo para o Crypto 2.0 em colaboração com os principais bancos centrais. A estrutura é monetizada por meio da rede Unicoin e está disponível apenas para governos, bancos regulamentados e empresas Fintech licenciadas.
A equipe executiva do DCMA vem trabalhando com governos e bancos centrais em blockchain e criptografia de moeda digital desde 2013. Seu trabalho foi apresentado pela Comissão Europeia, as Nações Unidas e o Fórum Econômico Mundial. A visão para o DCMA surgiu de uma reunião com o Banco Popular da China (PBOC) em 2018.
Desde então, o DCMA foi convidado a revisar, participar e colaborar com bancos centrais de todo o mundo em sua pesquisa e desenvolvimento de moeda digital de banco central (CBDC) de economias avançadas, como o Banco Central Europeu, para mercados emergentes, como o banco central do Gana .
Quando a Administração Biden divulgou sua Ordem Executiva sobre Ativos Digitais, o Tesouro dos Estados Unidos solicitou e se reuniu com o DCMA para discutir uma estrutura de orientação de ativos digitais para o setor bancário.
Conforme declarado na primeira linha do Whitepaper do Bitcoin, o Bitcoin não foi projetado para operar dentro de instituições financeiras regulamentadas. Agora que os bancos centrais estão pesquisando a adoção de criptomoedas e ativos digitais, uma nova onda de tecnologia de dinheiro criptográfico deve evoluir para atender aos requisitos dos bancos.
Por exemplo, o setor bancário global reconhece duas formas de dinheiro legal, dinheiro eletrônico regulamentado e dinheiro físico que podem ser negociados diretamente fora do sistema bancário. A versão de dinheiro eletrônico do Bitcoin não ganhou muita força nos bancos de varejo e comerciais porque não representa criptograficamente nenhuma das duas formas legais de dinheiro social.
Unicoin é uma criptomoeda de reserva de valor, ou seja, uma rede semi-descentralizada com políticas monetárias e será governada por membros do banco central do DCMA.
O Unicoin foi apresentado pela primeira vez no cenário mundial em 2020, quando ganhou o Prêmio Inovação do Ano durante a Hong Kong Blockchain Week ao lado do Yubi, um dos projetos de banco digital Fintech da DCMA. O DCMA pretende lançar a rede Unicoin primeiro com bancos centrais e seus bancos membros na Índia, África e China.