Transações com criptoativos já são realidade para 51% dos consumidores na América Latina

O Índice de Novos Pagamentos 2022, pesquisa realizada pela Mastercard, entre março e abril deste ano junto a mais de 35 mil pessoas em todo o mundo revela que 51% dos consumidores da América Latina já fizeram uma transação com criptoativos e mais de um terço deles diz ter feito o pagamento de uma compra diária com stablecoin.  

O estudo revela que 86% dos consumidores latinos usaram pelo menos um método de pagamento emergente no ano passado. Enquanto 77% dos americanos e 74% dos europeus preferem métodos de pagamento tradicionais aos mais novos, os latinos estão dispostos a usar métodos emergentes como biometria, moedas digitais e código QR, além de pagamentos sem contato.

“O futuro dos pagamentos já está aqui. Cada vez mais os latino-americanos estão recorrendo à tecnologia para realizar suas transações financeiras e espera-se que essa tendência continue a aumentar, com uma esmagadora maioria de 95% planejando usar um método de pagamento digital no próximo ano e 29% reconhecendo ter usado menos dinheiro no ano passado”, afirma Walter Pimenta, presidente de Produtos e Engenharia da Mastercard América Latina e Caribe.

Na América Latina, 54% dos consumidores latinos estão otimistas sobre o desempenho dos ativos digitais como investimento. Enquanto isso, dois terços dos latinos querem maior flexibilidade para usar cripto e métodos de pagamento tradicionais de forma intercambiável em suas operações diárias.

A pesquisa mostra que os consumidores da América Latina e do Caribe se sentiriam mais confiantes em investir (69%) e fazer/receber pagamentos (67%) em criptomoedas se fossem emitidas ou apoiadas por uma organização confiável. Outros 82% reconhecem que gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas disponíveis diretamente de sua instituição financeira atual.

Os consumidores da região estão familiarizados com fintechs e open banking, o que lhes permite gerenciar convenientemente suas finanças pessoais. Quase 50% dos consumidores latino-americanos já utilizam canais digitais para atividades financeiras e 78% deles estão interessados ​​em soluções de pagamento flexíveis que permitam, por exemplo, alterar a data de pagamento de suas contas, principalmente aquelas com renda irregular e millennials.  

Ao decidir qual método de pagamento usar, os latinos priorizam a segurança (54%), mas também buscam a agilidade que a tecnologia financeira oferece. A biometria está surgindo como uma opção para encontrar esse equilíbrio entre conveniência e segurança. Três em cada quatro latinos dizem que “usar tecnologias biométricas para identidade e pagamentos é mais seguro do que um PIN, senha ou outra forma de identificação”, mas persistem as preocupações sobre quais entidades têm acesso aos seus dados.